Topo

Direitos de só 1 das 5 grandes ligas europeias têm dono no Brasil; entenda

Neymar no PSG: ligas de futebol da Europa podem viver apagão inédito no mercado brasileiro Imagem: Jean Catuffe/Getty Images

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

05/08/2020 04h00

Ainda está incerto para os fãs o acompanhamento da temporada 2020/21 do futebol europeu para os espectadores brasileiros. Das cinco principais ligas do continente —Alemanha, Espanha, Inglaterra, França e Itália—, até o momento apenas a Premier League tem exibição garantida em português, seja na TV fechada ou por serviços de streaming. O campeonato começa em 14 de setembro, e ESPN Brasil, Fox Sports e DAZN possuem os direitos.

As demais quatro competições seguem em negociação com diferentes grupos do mercado nacional. A crise econômica causada pela pandemia do novo coronavírus, que, dentre tantas consequências, também influenciou no câmbio e aumentou a cotação do dólar e do euro, dificultou a negociação desses direitos em plataformas de streaming. Mas a renovação de contratos por parte das TVs também foram afetadas.

Relacionadas

A Bundesliga e a La Liga, exibidas por ESPN e Fox Sports, tiveram seus acordos de transmissão no Brasil finalizados ao fim da temporada 2019/20. A Disney está empenhada em manter os campeonatos em seu menu.

No caso do Alemão, a conversa está ainda em estágio inicial. Já a negociação pelo Espanhol está mais avançada. Vale ressaltar que, em termos de audiência, ambas as ligas deram ótimos índices de audiência na TV paga desde a retomada do futebol na Europa após o surto de Covid-19. Os canais da Disney atingiram a liderança entre todos os canais pagos em diversas transmissões.

Para o Italiano e o Francês, a situação é um pouco mais complicada. Ligue 1 e Série A Italiana estão em um imbróglio jurídico no DAZN, que perdeu seus direitos de exibição ao tentar renegociar os valores acordados em contrato. Esses direitos só estavam assegurados até o fim da temporada 2020/2021, de todo modo.

A pandemia e a interrupção de muitos de seus principais produtos resultou na perda de assinantes por parte da plataforma de streaming. O grupo tenta abaixar as pedidas para voltar apresentar partidas de times como Paris Saint-Germain e Juventus.

A liga italiana ainda tem um alento: alguns jogos são exibidos —normalmente dois por rodada—, com narração em Italiano, pela RAI Internacional, disponível em algumas operadoras de TV paga. É o mesmo caso do Francês, que tem um jogo por semana exibido pela TV5 Monde nas tardes de sábado, em idioma francês.

Mas a Ligue 1, mesmo com Neymar e o Paris Saint-Germain como grandes atrativos para a audiência, parece que ainda não tem uma grande confiança no mercado brasileiro.

As ligas alternativas

Fora das cinco principais ligas de futebol, o telespectador poderá ter algumas alternativas. O Campeonato Português, que terá como atrativo o Benfica do técnico Jorge Jesus, ex-Flamengo, está garantido nos canais Disney, com exibição compartilhada entre ESPN Brasil e Fox Sports.

O DAZN segue com o Campeonato Turco, liga que também foi exibida pela RedeTV! em acordo de licenciamento até o fim da temporada. Suas transmissões em TV aberta não devem continuar, porém. A emissora de Osasco está em busca de opções no mercado.

E quanto às Copas nacionais europeias? A Copa da Inglaterra continua com o DAZN, enquanto a Copa da Liga Inglesa segue nos canais Disney para a próxima temporada. A empresa também tem os direitos sobre a Copa da França (com exibição apenas do Fox Sports), além da Copa do Rei da Espanha e da Copa da Alemanha.

Das copas regionais dos grandes centros do futebol europeu, a Copa da Itália era do DAZN, mas após o fim da última edição, ficou disponível no mercado também devido ao impasse com os donos dos direitos. A Taça de Portugual, o mata-mata português, teve sua final de 2019/20 transmitida pelo SporTV em um contrato pontual, mas não está garantida em nenhum canal para o próximo ano.

Novos contratos para Champions League e Europa League

A temporada 2020/2021 é a última do atual contrato de exibição da Champions League e Europa League na televisão, que são da Turner e da Disney, respectivamente. A licitação realizada pela TEAM, empresa licenciada pela Uefa para venda dos direitos de transmissão, acontecerá no primeiro semestre do ano que vem.

O UOL Esporte apurou que a Disney e a Globo monitoram a situação. A Turner tem interesse na renovação e colocou isso como uma prioridade para o próximo ano. Hoje a Champions é o principal produto da programadora no Brasil, alcançando alto faturamento e audiência para a TNT, onde é exibida.

Tradutor: Principais ligas europeias podem ter 'apagão' no Brasil na próxima temporada

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Direitos de só 1 das 5 grandes ligas europeias têm dono no Brasil; entenda - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


UOL Esporte vê TV