Topo

Paulista - 2020

Globo escala Paulo Nunes e traça meta de Ibope em Corinthians x Palmeiras

Fagner é acompanhado por Bruno Henrique, durante a partida entre Corinthians e Palmeiras - Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Fagner é acompanhado por Bruno Henrique, durante a partida entre Corinthians e Palmeiras Imagem: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

03/08/2020 21h07

A Globo confirmou a informação de que transmitirá as finais do Campeonato Paulista na quarta (5) e sábado (8) entre Corinthians e Palmeiras para grande parte do Brasil, exceto Rio de Janeiro e outros poucos estados da nação. A transmissão também será realizada pelo SporTV e pelo Premiere, com a mesma equipe.

A grande novidade é a escalação do ex-jogador Paulo Nunes. O ídolo palmeirense comentará o jogo no lugar de Caio Ribeiro, que está afastado do trabalho por ter contraído a Covid-19. Nunes fará os jogos juntamente com Cléber Machado, Casagrande, Edgar Alencar e Marco Aurélio Souza.

Não é apenas para substituir Caio que Paulo Nunes foi escalado. Segundo apurou o UOL Esporte, a ideia é equilibrar os comentários e ter um nome específico para cada time, já que se trata do maior clássico paulista e a torcida palmeirense poderia não se sentir representada na transmissão aberta da Globo.

A expectativa da emissora carioca é por recordes em TV aberta, com índices superando a casa dos 35 pontos de audiência na Grande São Paulo, o principal mercado interessado no jogo. O curioso é que as finais precisam ter um grande desempenho para que o Paulistão 2020 supere em Ibope o Paulistão de 2019.

Atualmente, o campeonato deste ano tem média de 21,9 pontos de Ibope na Grande São Paulo. Para superar os 24,9 pontos alcançados pelas transmissões do ano passado, o dérbi precisa conseguir uma audiência na casa dos 42 pontos de Ibope. Missão difícil, mas não impossível.

As últimas finais entre os dois clubes, em 2018, atingiram 36 pontos (ida em um sábado à tarde) e 43 pontos (domingo à tarde). Sem torcida e com um jogo que já está pegando fogo nos bastidores, a Globo entende que pode conseguir pelo menos igualar os números que a média do Paulistão obteve ano passado.

Na TV paga, a Globo também quer ser líder geral na TV paga com o Sportv. Odinei Ribeiro narra o primeiro jogo, enquanto Gustavo Villani narra o segundo. Sérgio Xavier e Maurício Noriega comentam a ida, enquanto a volta terá Alexandre Lozetti e Maurício Noriega. Ambas as partidas terão reportagens de André Hernan. Essa transmissão também será exibida no Premiere, o serviço pay-per-view da Globo.
O primeiro jogo está marcado para quarta (5), a partir das 21h30, na Arena Corinthians. Já a volta será sábado (8) a partir das 16h30, no Allianz Parque. Por causa dessa transmissão na tarde de sábado, a Globo vai mudar a sua programação, e cancelará a reprise do seriado "Toma Lá Dá Cá" e dos programas locais pelo país. Já o "Caldeirão do Huck" terá uma duração mais curta, com o jogo entregando o horário para a reprise da novela "Novo Mundo".
Errata: este conteúdo foi atualizado
Ao contrário do que informado anteriormente, o primeiro jogo entre Palmeiras e Corinthians será na Arena Corinthians e não no Allianz Parque. O erro foi corrigido.