Topo

Brasileirão - 2020

Final do Paulistão obriga Globo a mudar planos para início do Brasileirão

Marcos Rocha e Ramiro no empate entre Palmeiras e Corinthians no Brasileirão de 2019, no Dérbi 362 - César Greco/Palmeiras (Divulgação)
Marcos Rocha e Ramiro no empate entre Palmeiras e Corinthians no Brasileirão de 2019, no Dérbi 362 Imagem: César Greco/Palmeiras (Divulgação)

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

03/08/2020 14h48

A final do Campeonato Paulista, que vai colocar frente a frente os arquirrivais Corinthians e Palmeiras, vai mudar a data de estreia dos dois clubes no Campeonato Brasileiro. Consequentemente, os planos da Globo para a primeira rodada da competição nacional também terão de ser revistos.

Isso porque a emissora carioca planejava mostrar Corinthians x Atlético Goianiense em TV aberta no domingo (9), Mas a partida será adiada, e sua nova data ainda será confirmada pela CBF.

Assim, a Globo pode ter de apelar para um plano B. Uma possibilidade é o duelo entre Goiás e São Paulo, marcado para as 16h de domingo. A princípio, a partida seria exclusiva do Premiere. Isso, no entanto, prejudica o plano de crescimento da plataforma para o Campeonato Brasileiro.

O São Paulo tem uma das torcidas que mais assinaram o Premiere nas últimas semanas, muito por causa dos jogos do Paulistão exibidos exclusivamente nos canais pagos.

Outro plano poderia ser a exibição de Santos e Red Bull Bragantino, que está marcado para domingo (9), às 16h. O porém é que o clube do interior paulista ainda não tem qualquer contrato com o Grupo Globo, seja para TV aberta, TV por assinatura ou pay-per-view, e isso inviabilizaria uma transmissão no entendimento da emissora.

No entanto, clube e Globo estão conversando, e um acordo até o fim da semana é possível. A emissora topou colocar o Bragantino no bolo do dinheiro que distribui aos clubes, e não fez uma proposta por cota fixa como aconteceu com o Coritiba, que recentemente fechou por TV aberta e pay-per-view com a Globo.