Topo

Nome de final da Copa do Nordeste na Fox, João Guilherme detalha preparação

João Guilherme, narrador do Fox Sports - Tais Vilela/UOL
João Guilherme, narrador do Fox Sports Imagem: Tais Vilela/UOL

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

01/08/2020 04h00

Um dos principais narradores do Fox Sports, o narrador João Guilherme terá uma missão interessante nos próximos dias. O locutor foi escalado para transmitir os dois jogos da final da Copa do Nordeste entre Bahia e Ceará para todo o Brasil no canal pago da Disney. E está encarando como um grande prazer na carreira. Só lamenta a falta de torcida no estádio por causa da pandemia do novo coronavírus.

"A gente só lamenta não ter público nos estádios, porque essa sempre foi a grande marca do futebol brasileiro e, muito em especial, da Copa do Nordeste, do futebol nordestino: torcidas vibrantes, alegres, estádios cheios, então é uma pena, mas te a volta do futebol nesse momento tão difícil, de pandemia, o público tem curtido muito os jogos, tem sido um alento. E essa reta final tem proporcionado jogos disputados, intensos, difíceis, equilibrados. O retorno tem sido excelente. O público tem interagido, tem sido ótimo", disse o narrador em entrevista para o UOL Esporte.

João Guilherme tem narrado algumas partidas desde o retorno da "Lampions League". Fez por exemplo o clássico entre Ceará e Fortaleza, que marcou um grande índice de audiência para o Fox Sports. No PNT (Painel Nacional de Televisão), o jogo que classificou o Vovô chegou a marcar 2,4 pontos de Ibope e liderou a audiência na TV por assinatura, vencendo os campeões de audiência como GloboNews e Viva.

O narrador não está surpreso com os números altos que a competição tem marcado e com a alta recepção do público. A cada ano, a Copa do Nordeste está crescendo e sendo cada dia mais rentável para os clubes que participam dela anualmente. Virou uma coqueluche na visão do narrador.

"Não fico surpreso não pela audiência que a gente vem obtendo no Fox Sports, e a expectativa é que seja maior agora nas partidas finais, porque a gente sabe do potencial, da força do futebol nordestino. A Copa do Nordeste já é um sucesso há muitos anos, e cada vez mais vem se consolidando porque equipes do Nordeste estão cada vez mais fortes no cenário nacional. Estarão na final duas dessas equipes, que estão servindo de modelo de administração. Então, não surpreende, porque o futebol do Nordeste, hoje em dia, não é mais só interessante para o pessoal regional e sim o Brasil inteiro quer saber como estão os times nordestino, porque Ceará, Bahia, Fortaleza, são equipes que prometem fazer um bom Campeonato Brasileiro", conclui João Guilherme.

Narrador da Fox vê final totalmente equilibrada

Com finais de Libertadores no currículo, João Guilherme tem se preparado fortemente para a transmissão de Bahia x Ceará. Ele detalhou seus estudos para fazer as duas partidas - o primeiro jogo é no sábado (1) e outro na terça (4), ambos no estádio de Pituaçu, em Salvador (BA).

"A preparação é a que um grande jogo, um grande evento exige, é uma responsabilidade muito grande narrar o jogo para milhões de pessoas, o Brasil inteiro vai estar ligado. Então, acompanhando o noticiário das equipes, acompanhando os perfis oficiais dos times, ouvindo as emissoras de rádios, acompanhando a programação das TVs, do Fox Sports, para saber de tudo o que envolve o jogo e ter o máximo de informação possível para pode levar para o nosso espectador que vai estar acompanhando essa decisão entre Ceará e Bahia, relembrando a grande final de 2015, em que o Ceará foi campeão em cima do Bahia, e o Bahia vai tentar agora dar o troco", analisou.

Por fim, o narrador entende que a final será bastante equilibrada. Apontar um favorito nesse momento seria bastante difícil.

"Eu acho que teremos uma final bastante equilibrada porque o Ceará vem com muita moral depois de ter eliminado o Fortaleza, que é o grande rival e que era apontado como favorito junto com o Bahia. Não há dúvida de que o Bahia é a equipe mais forte no Nordeste, tem um elenco muito grande, tem uma estrutura excelente. Mas o Ceará também é muito forte, e o fato de nos termos o jogo sem torcida, num estádio neutro teoricamente embora seja no estado da Bahia, deixa essa decisão ainda mais equilibrada. Então, acho que de fato não há favorito, mesmo. O Guto Ferreira, técnico do Ceará, já foi campeão pelo Bahia em 2017; o Bahia vai tentar igualar o Vitória, que é seu grande rival com quatro títulos (o Bahia tem três), e o Ceará vai tentar passar o seu rival que é o Fortaleza (os dois têm um título). Olha, prevejo dois jogos equilibrados, tensos e uma disputa sensacional. Vai ser um prazer contar essa história dos dois jogos no Fox Sports", concluiu.

Bahia x Ceará terá transmissão no Fox Sports para todo o país. O jogo também será mostrado pelo SBT para toda a região Nordeste (exceto Sergipe) e por uma live no canal oficial no YouTube da Copa do Nordeste - live essa que terá shows de forró antes das partidas.