Topo

Disney mantém NBA só na ESPN e projeta cobertura com 18 jogos em 14 dias

Giannis Antetokounmpo, astro do Milwaukke Bucks, durante treino na "bolha" da NBA em Orlando - Bill Baptist/NBAE via Getty Images
Giannis Antetokounmpo, astro do Milwaukke Bucks, durante treino na "bolha" da NBA em Orlando Imagem: Bill Baptist/NBAE via Getty Images

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

24/07/2020 04h00

A partir da próxima quinta-feira (30), NBA retoma a sua temporada em uma bolha criada no ESPN Wide World of Sports, parte do complexo da Disney, em Orlando (EUA). A mega estrutura permitirá que todas as equipes, atletas e profissionais envolvidos para a realização das partidas fiquem isolados durante todo o restante da competição na cidade localizada no estado da Flórida, garantindo nenhum contato com o mundo externo e reduzindo assim as possibilidades de contaminação pelo coronavírus.

Ao contrário da estratégia adotada para outras ligas, principalmente em torneios de futebol, a Disney não irá compartilhar os direitos da NBA entre ESPN e Fox Sports, mantendo a exibição das partidas somente na ESPN.

Segundo apuração do UOL Esporte, embora tenha dividido campeonatos internacionais como a Premier League, LaLiga e Bundesliga, a Disney irá manter os jogos na ESPN por conta da tradição da emissora na exibição das ligas americanas.

A NBA, por exemplo, conta com mais de 25 anos de transmissão pelos canais ESPN no Brasil e, nos últimos anos, também passou a ter partidas exibidas pelo Sportv na TV fechada e Band, na aberta - esta última inclusive confirmou que volta a exibir jogos no dia 30 de junho.

Prestes a retornar com a reta final da temporada regular, a NBA promove amistosos entre as equipes para que os times possam retomar o ritmo após quatro meses de inatividade. Ao longo dos próximos dias, a liga terá diversas partidas e a ESPN exibirá um confronto diário até a próxima terça, em horários que variam entre 20h e 21h30.

Nesta sexta (24), por exemplo, o Houston Rockets enfrenta o atual campeão Toronto Raptors, às 20h30, com exibição da ESPN e transmissão simultânea do ESPN App, disponível para os assinantes do canal em operadores de TV paga ou serviços de conteúdo como o UOL Esporte Clube.

Na fase final para a classificação aos playoffs, a volta da NBA na ESPN terá 18 partidas oficiais em duas semanas, começando com a rodada dupla entre Boston Celtics e Milwaukee Bucks, no dia 31, às 19h30. Logo na sequência, às 22h, o Houston Rockets enfrenta o Dallas Mavericks.

A programação da emissora terá ampla cobertura em atrações jornalísticas como o "SportsCenter" e o "ESPN League", programa focado na cobertura das ligas americanas.

O time de narradores da NBA na ESPN conta com nomes como Rômulo Mendonça, Fernando Nardini e Renan do Couto. Entre os comentaristas estão Eduardo Agra, José Roberto Lux (Zé Boquinha), Ricardo Bulgarelli, Alana Ambrósio e o ex-jogador da seleção brasileira, Guilherme Giovannoni.

O compartilhamento de profissionais do jornalismo de ESPN e Fox Sports que já tem ocorrido e programas e transmissões também pode ocorrer nas transmissões da NBA. Vale lembrar que o Fox Sports exibe o NBB (Novo Basquete Brasil) e tem uma equipe para o basquete, que conta com o ex-arbitro e ex-comentarista do Sportv Renatinho Santos.

Com a mudança no calendário, as finais da NBA estão previstas para ocorrer entre a última semana de setembro e a primeira quinzena de outubro e contará com transmissão exclusiva da ESPN Brasil na TV por assinatura, além da Band na TV aberta.