Topo

Copa do Nordeste - 2020

Com Copa do Nordeste, SBT marca mais Ibope que Fla-Flu e vence Globo no NE

Walmir Cirne/AGIF
Imagem: Walmir Cirne/AGIF

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

24/07/2020 04h00

A primeira quarta-feira de retorno da Copa do Nordeste foi muito positiva para o SBT Nordeste. Com a exibição de duas partidas para a região na noite de quarta (22), a emissora de Silvio Santos chegou a marcar números melhores em relação ao duelo Flamengo x Fluminense, pela final do Campeonato Carioca na semana passada.

Mais que isso, em uma das principais capitais chegou a liderar a audiência por alguns momentos, algo que o Fla-Flu não conseguiu em nenhuma capital medida pelo Ibope na região. Segundo dados consolidados de audiência, apurados pelo UOL Esporte, o melhor desempenho da competição regional foi em Fortaleza, onde o SBT é representado pela TV Jangadeiro, afiliada do Ceará.

Com a exibição de CRB x Ceará das 20h às 22h, com narração de Jussiê Cunha, o jogo marcou 17,3 pontos de média com picos de 21,4 pontos e foi vice-líder em seu horário de exibição. No mesmo horário, a Globo, com o "Jornal Nacional", "Fina Estampa" e parte do filme "Planeta dos Macacos", ficou com 21,8 pontos.

Por nove minutos, enquanto confrontava o longa-metragem mostrado pela Globo - o dérbi entre Corinthians e Palmeiras não foi exibido para o Ceará -, CRB x Ceará venceu a Globo. Mesmo que seja por pouco tempo, vencer a rival no horário nobre é um feito cada vez mais raro.

Comparando-se com o Fla-Flu na capital cearense, a audiência de CRB x Ceará foi 16,3% maior, já que a final do Campeonato Carioca atingiu 14,9 pontos de audiência para a TV Jangadeiro - o que não é um índice ruim para os padrões do SBT em Fortaleza.

Já em Salvador, a audiência da Copa do Nordeste foi ainda maior quando se comparado ao Fla-Flu. Bahia x Náutico, exibido pela TV Aratu, afiliada do SBT na Bahia, com narração de Rainan Peralva, fechou com 13 pontos de audiência com picos de 14. Foi vice-líder, com a Record cravando 9 e a Globo ficando com 23.

O índice é 51,1% maior que o número do Fla-Flu na capital baiana, onde o jogo do Carioca marcou apenas 8,6 pontos - menor índice do título do Flamengo em todo o Brasil. Diferente da capital cearense, o jogo em Salvador não liderou, mas os índices são ótimos para os padrões do SBT.

No próximo sábado (25), o SBT Nordeste vai mostrar Fortaleza x Sport para Fortaleza e Recife, e Ceará x Vitória para Salvador. As partidas começam às 16h (horário de Brasília). A expectativa das emissoras, até pelo horário com concorrência mais tranquila na Globo, é de liderar na média e vencer de ponta a ponta a emissora carioca, pelo menos em Fortaleza e Salvador.