Topo

Skatista de 12 anos fala sobre grave acidente e diz: 'eu não vou parar"

A skatista Sky Brown é a atual número 3 do mundo na modalidade Park  - Reprodução/Instagram
A skatista Sky Brown é a atual número 3 do mundo na modalidade Park Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

23/07/2020 21h55

Uma das principais promessas do skate da atualidade, a garota anglo-japonesa Sky Brown, de 12 anos, se recupera do grave acidente que sofreu em junho. Um mês e meio depois da queda, ela contou sobre sua recuperação em entrevista para o jornal britânico The Telegraph e fez questão de ressaltar que não pensa em abandonar as quatro rodinhas.

Ela tem poucas recordações do momento. "A coisa mais próxima que me lembro foi acordar no hospital", contou para o jornal. "Eles só estavam permitindo que uma pessoa da minha família entrasse. Tenho quase certeza de que vi minha mãe primeiro, e ela estava chorando. Isso me fez sentir muito mal. Eles estavam realmente assustados. Não queria que eles se sentissem assim."

No dia 1º de junho deste ano, ela praticava no halfpipe do famoso skatista Tony Hawk, nos Estados Unidos, quando caiu de uma altura de pouco mais de 4 metros. Sky precisou ser levada às pressas para o hospital.

No acidente, a jovem skatista teve fraturas no crânio, quebrou o braço esquerdo e teve lacerações no coração e nos pulmões. Apesar do susto e da lenta recuperação, a skatista nem pensa em abandonar o esporte.

"Você vai cair às vezes, é um acidente, e eu não quero que isso me impeça de fazer o que eu realmente amo. O skate é a melhor coisa. Isso só me fez uma garota mais corajosa. Eu não vou parar".

Em seu perfil no Instagram, que conta com mais de 600 mil seguidores, ela mostra seu processo de recuperação e até compartilhou o vídeo do dia de seu acidente.

Mesmo com o atraso nos Jogos Olímpicos do Tóquio, que serão realizados em 2021, Sky ainda se tornará a atleta olímpica mais jovem da Grã-Bretanha, com 13 anos e 10 dias, superando a ex-nadadora Margery Hinton, que disputou nos Jogos de 1928, 1932 e 1936.

Ela lamenta o adiamento das Olimpíadas, mas ressalta que "as vidas são mais importantes do que qualquer coisa".

"Isso apenas me permite ter uma jornada mais longa", diz Brown. "Seria incrível ganhar uma medalha, seria um sonho. Mas, honestamente, mais do que isso, quero mostrar truques que os garotos estão fazendo, e ir mais alto e apenas ultrapassar limites".

Atualmente, Sky é a número 3 do mundo na modalidade Park e quer servir de incentivo para outras garotas.

"Sinto que tenho a responsabilidade de mostrar às meninas, porque às vezes elas têm medo de fazer o que realmente querem. E não podemos deixar que os garotos fiquem com toda a diversão. Você pode ser bonita e ainda ser forte".