Topo

Globo faz ode a Galvão em especial e arquivará narração de título do Fla

Homenagem aos 70 anos de Galvão Bueno no Sportv, com Caio Ribeiro, Luís Roberto e Ana Thaís Matos - Reprodução
Homenagem aos 70 anos de Galvão Bueno no Sportv, com Caio Ribeiro, Luís Roberto e Ana Thaís Matos Imagem: Reprodução

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

21/07/2020 21h13

Na noite em que completou 70 anos de idade, o narrador Galvão Bueno recebeu homenagem do Grupo Globo. Além de grandes depoimentos de vários nomes do esporte e das estrelas da empresa na "Faixa Especial" do SporTV, o narrador fez o jogo que faltava em sua carreira: a final da Libertadores de 2019, vencida pelo Flamengo em disputa contra o River Plate (ARG). A emissora carioca salvará o especial feito pelo narrador em seu arquivo.

O especial começou às 19 horas com comando de Luís Roberto, que substituiu Galvão Bueno às pressas na final do ano passado na transmissão da Globo, depois de problemas de saúde do titular em Lima, no Peru. Luís Roberto apresentou chamou inicialmente grandes momentos da carreira do narrador, principalmente da Fórmula 1 e do futebol, esportes que a estrela mais fez em seus anos de Globo.

Como já vem acontecendo, Galvão Bueno recebeu mensagens de familiares e amigos mais próximos, em tom de "Arquivo Confidencial", quadro célebre do Domingão do Faustão. Mas o SporTV desta vez incluiu depoimentos ao vivo de Ana Thaís Matos, Caio Ribeiro, Luciano Burti, entre outros. Narradores como Linhares Júnior, Cléber Machado, Sérgio Arenillas, também deixaram sua mensagem ao narrador.

Em certo momento, Galvão Bueno se emocionou por ver a mensagem dos narradores mais novos em idade do Grupo Globo. "O que esses meninos têm de vida, eu tenho de carreira. E eu fico extremamente feliz em ter tido alguma influência na vida deles de alguma forma", disse o narrador, aos pratos.

Mas o grande chamariz foi a narração de Flamengo x River Plate. O que mais impressionou é que o SporTV decidiu produzir a partida como se ela estivesse ocorrendo naquele momento. Visivelmente emocionado, Galvão narrou tudo como se, de fato, estivesse transmitindo a partida de 23 de novembro de 2019 ao vivo.

Para reforçar essa tese, o SporTV escalou os comentaristas Júnior e Casagrande, que estavam na transmissão original da Globo. O cuidado, além de uma grande homenagem ao narrador pelos seus 70 anos e dar a chance que ele narre um jogo que um infarto lhe tirou, têm uma explicação muito lógica.

O UOL Esporte apurou que o Grupo Globo arquivará a narração feita esta noite por Galvão Bueno para usar em VTs futuros em seu vasto arquivo, também como uma forma de gratidão ao narrador. Ou seja, além do registro feito no dia por Luís Roberto, a Globo terá a voz de Galvão Bueno do bicampeonato das Américas do Rubro-Negro.

Na audiência, o telespectador correspondeu à homenagem. Segundo dados prévios de audiência no PNT, obtidos pela reportagem, o SporTV ficou na liderança entre os canais esportivos com a exibição do VT da Libertadores 2019 na voz de Galvão Bueno, variando entre 0.7 e 0.9 ponto, um número bem interessante para o canal esportivo da Globo no atual momento.