Topo

Disney mantém Libertadores 2020 no Fox Sports e discutirá ESPN em 2021

O narrador João Guilherme e o ex-atacante Nunes durante transmissão da Fox na Libertadores 2019 - Reprodução
O narrador João Guilherme e o ex-atacante Nunes durante transmissão da Fox na Libertadores 2019 Imagem: Reprodução

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

21/07/2020 00h00

A Disney decidiu manter a atual edição da Libertadores apenas no Fox Sports. A ESPN Brasil ficará de fora do campeonato neste ano e apenas em 2021 a empresa reavaliará se vai exibir os jogos aos quais tem direito até 2022 no canal que é sua marca original. O torneio voltará em setembro, depois da pausa forçada pela crise do coronavírus, conforme divulgado pela Conmebol ontem (20).

A informação foi confirmada pela Comunicação da Disney ao UOL Esporte, mas a empresa preferiu não dar mais detalhes. Segundo apurou a reportagem, a decisão passou muito pela vontade do grupo de manter o Fox Sports fortalecido no Brasil. Na América Latina, por exemplo, ESPN e Fox Sports dividirão a Libertadores já na atual temporada.

No Brasil, a Disney tem uma visão diferente para o Fox Sports. Mesmo compartilhando vários eventos com a ESPN, como a Premier League, o Campeonato Alemão, o Campeonato Espanhol, entre outros, a ordem é avaliar caso a caso e manter os eventos com as características de cada canal.

Foi nesse sentido, por exemplo, que a Disney manteve a transmissão solo da MLS (Major League Soccer) na ESPN e a MotoGP apenas no Fox Sports. A decisão não impede, por exemplo, que a próxima temporada da Libertadores passe na ESPN. A situação será discutida apenas no ano que vem pela programadora.

O fato também rebate uma tese de que a Disney iria sugar tudo que o Fox Sports tinha imediatamente e criar uma super ESPN, já que o principal evento que interessaria ao canal não vai ser exibido por ele. Outro evento importante, a NBA, terá definição nessa semana pela Disney se será compartilhado entre ESPN e Fox Sports.

No retorno da Libertadores, o Fox Sports vai exibir jogos nas terças, quartas e também nas quintas, por causa do remanejamento de datas feito pela Conmebol. No dia 16 de setembro, por exemplo, o Fox Sports vai exibir sozinho o jogo entre Internacional e América de Cali (COL), a partir das 19h15 (horário de Brasília).

Já no dia 17 de setembro, uma quinta, o Fox Sports vai mostrar também a partida entre São Paulo e River Plate (ARG), uma das mais esperadas da fase de grupos, a partir das 19h. O canal também vai exibir partidas envolvendo o Boca Juniors (ARG) e o Palmeiras - este segundo compartilhado com a Globo na TV aberta.

Mesmo apenas com exibição no Fox Sports, a Disney ainda discutirá mais para frente se usará nomes da ESPN para reforçar as transmissões da Libertadores. A empresa só deverá colocar o assunto na pauta no fim de agosto, mais próximo do fim do torneio. Vale lembrar que profissionais das duas emissoras já fazem intercâmbio em programas e transmissões de futebol internacional de ambas.