Topo

Paulista - 2020

Nova chamada do Paulistão na Globo tem indiretas para Flamengo e streaming

Gustavo Scarpa em ação pelo Palmeiras durante jogo contra o Corinthians em 2019 - Maurício Rummens/Agência O Dia/Estadão Conteúdo
Gustavo Scarpa em ação pelo Palmeiras durante jogo contra o Corinthians em 2019 Imagem: Maurício Rummens/Agência O Dia/Estadão Conteúdo

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

17/07/2020 16h03

A nova chamada da Globo para a retomada do Campeonato Paulista, que volta na semana que vem, tem tom de indireta ao Flamengo e a serviços de streaming. Ao tentar atrair o público para ver o clássico entre Corinthians e Palmeiras, marcado para as 21h30 de quarta-feira (22), a emissora destacou o alcance que o Estadual tem e sua relação de 40 anos com a competição.

Segundo apurou a reportagem do UOL Esporte, a ideia foi passar o recado do que a Globo é capaz de conseguir com um campeonato em televisão aberta em meio ao debate sobre a Medida Provisória 984, que dá aos mandantes os direitos de transmissão de partidas. Alguns clubes pensam em transmitir jogos apenas por serviços de streaming.

A sugestão inicial foi do departamento de chamadas da Globo. A direção de Esporte gostou bastante do resultado final, e a chamada virou assunto interno na emissora. Alguns clubes também repercutiram o assunto, mostrando que entenderam o recado.

Na chamada, de 90 segundos - considerada grande para televisão - a Globo diz que 33 milhões de pessoas assistiram a pelo menos um jogo do Paulistão em 2019. A emissora carioca afirma que alcançou média de 9 milhões de pessoas por partida no ano passado.

Outro ponto citado foi a história que a Globo tem com o Campeonato Paulista. A emissora exibe o torneio desde 1980 regularmente. Antes, já tinha exibido alguns jogos pontuais, como a final do Estadual de 1977, que marcou o fim da fila de 23 anos do Corinthians.

A Globo também citou uma relação emocional com os clubes paulistas, dizendo que cobriu todos os grandes títulos de Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo. Além disso, afirmou que "nunca cobrou nada" pela cobertura realizada.

A mensagem pode ser interpretada como recado ao Flamengo, que chegou a colocar ingressos à venda para a transmissão de um jogo do Campeonato Carioca. A emissora aproveitou a deixa para dizer que não cobra porque tem marcas grandes apoiando a transmissão do futebol, o que dá mais exposição ainda para seus parceiros comerciais.

A chamada será exibida ao longo da programação até a noite de quarta, quando o clássico entre Palmeiras e Corinthians será exibido. O jogo será narrado por Cléber Machado, com comentários de Caio Ribeiro. O duelo deve ser transmitido para São Paulo e boa parte do Brasil, inclusive para alguns estados que acompanharam o Campeonato Carioca.