Topo

Carioca - 2020

Globo registra boa audiência em outros estados durante Fla-Flu no SBT

Téo José narrou o Fla-Flu decisivo de 2020 pelo SBT - Reprodução
Téo José narrou o Fla-Flu decisivo de 2020 pelo SBT Imagem: Reprodução

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

16/07/2020 15h56

Apesar de ver a primeira derrota em momentos do "Jornal Nacional" desde 2015, a Globo celebrou bons números pelo país na disputa contra a final do Campeonato Carioca, exibida ontem (15) pelo SBT. Na grande maioria das capitais brasileiras que puderam acompanhar a vitória do Flamengo sobre o Fluminense, a emissora do Rio levou a melhor até com grande vantagem.

Segundo dados consolidados do Ibope obtidos pelo UOL Esporte, na média PNT - uma espécie de média nacional medida pelo Ibope nas 15 principais regiões metropolitanas do Brasil -, a Globo fechou com 27 pontos de Ibope, contra 15 do SBT. No horário, a emissora carioca exibiu parte do "JN", a novela "Fina Estampa" e o início do filme "Jumanji".

Como base de comparação, a Globo costuma obter média PNT de 26 pontos no futebol nas noites de quarta-feira, 11 acima do que o SBT conseguiu com a final do Campeonato Carioca.

A Globo venceu ontem com larga vantagem em capitais como São Paulo, Belo Horizonte e Belém.

Na capital paulista, o principal mercado de TV do país e referência para investimentos publicitários, a Globo fechou com 31 pontos, contra 11 do SBT. Já em Minas, a TV Alterosa, afiliada do SBT no estado, conseguiu 12 pontos de audiência, contra 24 da maior concorrente.

No Pará, foi registrada a diferença mais robusta. O SBT conseguiu ir bem, atingindo 17 pontos de média. Mas a Globo foi ainda melhor e marcou o dobro, cravando 34. Em Porto Alegre, cidade onde a emissora carioca têm os melhores resultados do país, o jogo conseguiu 11 pontos de média contra 31 da RBS, parceira global, no horário.

Em Recife e Salvador, o SBT conseguiu 11 e 9 pontos respectivamente, contra 31 e 25 da Globo.

Vitórias para o SBT em Rio, Brasília e Manaus

Redutos de torcedores dos times envolvidos na final, Rio de Janeiro, Brasília e Manaus foram as três cidades onde o SBT conseguiu liderar, mesmo em alguns momentos. Em terras cariocas, vitória no Ibope consolidado por um décimo: 26,2 a 26,1, com picos de 35 pontos em toda a região metropolitana fluminense.

Em Brasília, derrota na média fechada: o SBT ficou com 18 pontos, contra 21 da Globo. Mas a emissora de Silvio Santos atingiu pico de 25 pontos e superou a concorrente em vários momentos da partida.

Em Manaus, segundo dados prévios, o SBT chegou a atingir pico de 25 pontos e também venceu a Globo por muitos momentos.