Topo

Fla-Flu no SBT vai disputar Ibope no Ceará com o "Clássico Rei"

Mosaico no Castelão feito pela torcida do Fortaleza - Gustavo Simão/Fortaleza
Mosaico no Castelão feito pela torcida do Fortaleza Imagem: Gustavo Simão/Fortaleza

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

14/07/2020 04h00

Se em praticamente todo o Brasil a final do Campeonato Carioca no SBT entre Flamengo e Fluminense amanhã (15) vai disputar Ibope com o "Jornal Nacional", "Fina Estampa" e parte do filme "Jumanji" na Globo, no Ceará o telespectador terá que dois jogos de futebol no mesmo horário, graças ao retorno do Campeonato Cearense.

A TV Verdes Mares, afiliada da Globo no estado nordestino, vai exibir a partir das 22h30 o chamado "Clássico Rei", o maior do estado, entre Fortaleza e Ceará. O jogo vale pela segunda rodada do Cearense após o retorno do Estadual, que foi paralisado pela pandemia do novo coronavírus. O duelo será narrado por Antero Neto, que além de atuar na Globo local, transmite jogos pelo Sportv.

O "Clássico Rei" e o Fla-Flu devem disputar a audiência por volta de 40 minutos, já que a transmissão na Verdes Mares começa por volta das 22h20, enquanto o Fla-Flu no SBT vai até 23h, segundo a programação confirmada pelo canal de Silvio Santos nesta segunda.

O UOL Esporte apurou que a diretoria da Verdes Mares não espera perder na audiência para o clássico carioca que será exibido pelo SBT, apostando principalmente na saudade que o torcedor local tinha de ver seus times em campo. A expectativa é que a audiência fique acima dos 20 pontos de Ibope na Grande Fortaleza.

No Ceará, a TV Jangadeiro é a retransmissora do SBT. O canal é uma das exibidoras da Copa do Nordeste, que tem transmissão pelo canal de Silvio Santos na região. Com o título do Fortaleza no ano passado, por exemplo, a parceira do SBT foi líder com a final que consagrou o time de Rogério Ceni, então marcando 26 pontos, contra 16 da Globo.

A expectativa de audiência do SBT para o Fla-Flu está maior no Rio de Janeiro e em São Paulo, as duas maiores capitais e referências para o mercado publicitário. Na capital carioca, a emissora quer atingir pelo menos 15 pontos de audiência. Já na região metropolitana paulista, a meta é conseguir 10 pontos de Ibope.

Para faturar, o SBT colocou no mercado cinco cotas de patrocínio do Fla-Flu ao valor de R$ 7,9 milhões. Vale ressaltar, no entanto, que os canais de televisão costumam dar descontos generosos ao fechar acordos publicitários desse tipo com marcas. O jogo será narrado por Téo José, que foi liberado pela Disney para o SBT apenas para a ocasião especial.