Topo

SBT negocia cotas de R$ 7,9 mi por Fla-Flu e dividirá faturamento com Fla

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

13/07/2020 04h00Atualizada em 13/07/2020 13h31

Com os direitos de transmissão do jogo de volta da final do Campeonato Carioca em mãos, o SBT trabalha para tirar do papel seu plano comercial. O canal de Silvio Santos conversa com anunciantes e agências com quem tem contato no mercado e já conseguiu vender uma cota de patrocínio. A emissora tem como meta conseguir negociar mais quatro.

A reportagem apurou que o SBT vende cada uma das cotas pelo valor de tabela de R$ 7,9 milhões, considerado alto para apenas uma transmissão. Mas é comum que emissoras concedam descontos generosos para seus anunciantes, quase nunca praticando o preço de tabela.

Pelo vínculo assinado com o Flamengo, SBT e Rubro-Negro vão dividir os lucros com anunciantes. Uma cota de patrocínio já foi vendida ao aplicativo financeiro PicPay. Outra é negociada com a Ambev, que quer expor a marca Brahma na transmissão - até por ter patrocinado os dois clubes envolvidos em suas lives do Campeonato Carioca. A expectativa é fechar os acordos até o fim da tarde de amanhã (14).

O valor é considerado alto para uma transmissão pontual. Mas existe um otimismo muito grande no SBT pelos índices de audiência que o jogo pode alcançar nas principais metrópoles que são referência para o mercado publicitário. Em São Paulo, o canal de Silvio Santos quer fechar com pelo menos 10 pontos de média.

No Rio de Janeiro, a expectativa é que os números sejam maiores, na casa de 15 pontos de média. O canal até sonha com a liderança, mas a meta é muito difícil de ser alcançada. Isso porque a final vai concorrer com o "Jornal Nacional" e com a novela "Fina Estampa", que costumam registrar respectivamente 30 e 33 pontos e são as duas maiores audiências do concorrente.

A procura do Rubro-Negro foi fruto de pressão dos patrocinadores do clube, que pediram que a diretoria carioca buscasse uma forma de exibir a final do Estadual na TV aberta para aumentar a exposição de suas marcas. Mesmo com os recordes das transmissões na web, os anunciantes argumentaram que o alcance ainda é bastante baixo em comparação com o que uma TV nacional pode conseguir.

O jogo será narrado por Téo José, que trabalha no Fox Sports e foi cedido gentilmente pela Disney ao SBT para a transmissão pontual. Os comentaristas ainda serão definidos. Nomes como Zico e Andrade, além de Branco e Roberto Rivellino, todos ligados ao Flamengo e ao Fluminense, foram falados. A equipe completa deverá ser anunciada hoje (13).