Topo

Globo usará filme de "The Rock" para concorrer com Fla-Flu no SBT

Dwayne "The Rock" Johnson em Jumanji - Divulgação
Dwayne "The Rock" Johnson em Jumanji Imagem: Divulgação

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

13/07/2020 17h55

Marcado para começar a partir das 21h de quarta-feira (15), o jogo entre Flamengo e Fluminense válido pela final do Campeonato Carioca terá uma disputa forte também fora do Maracanã. A Globo, que rescindiu o contrato para o Estadual após a polêmica sobre direitos de transmissão com o Rubro-Negro, já definiu as armas na luta pela audiência contra o SBT, que vai exibir a partida para todo o Brasil.

A Globo mudou o filme de sua sessão "Cinema Especial", que está marcada para começar por volta das 22h30, logo após a novela "Fina Estampa". Em vez de "Deadpool", inicialmente previsto, o longa exibido será o inédito em TV aberta "Jumanji: Bem Vindo A Selva", protagonizado por Dwayne "The Rock" Johnson e Jack Black.

O filme produzido em 2017 foi escalado justamente após a confirmação do acordo entre a emissora de Silvio Santos e o Flamengo. No entendimento da programação da Globo, segundo apurou o UOL Esporte, o longa inédito tem mais chance de reter uma troca de audiência do público médio que tenha curiosidade em assistir a partida na concorrente.

Se o jogo não atrasar, a final do Carioca no SBT deve enfrentar o longa-metragem americano na audiência por volta de 30 minutos, no máximo. É esse período que o SBT projeta tentar a liderança por alguns momentos em São Paulo e no Rio de Janeiro, por mais que a missão seja bastante difícil. A projeção da emissora paulista é levar a transmissão pelo menos até 23 horas.

Entre 20h45 e 23h, faixa em que o Fla-Flu será exibido é o horário de maior audiência do dia na Globo, onde são exibidos o "Jornal Nacional" e "Fina Estampa". Por mais que a previsão de término da trama protagonizada por Lília Cabral seja às 22h30 na programação, existe boa chance de o JN ser esticado e atrasar a grade da Globo.

Independente de quem seja campeão, o SBT pretende exibir um pós-jogo da partida com direito à cerimônia da taça. Detalhes da equipe de transmissão ainda estão sendo definidos. Comentaristas ainda não foram fechados, mas os favoritos da direção são Zico e Roberto Rivellino, ídolos do Flamengo e Fluminense. Andrade e Branco são planos B caso haja algum problema para fechar com os dois nomes iniciais.

O SBT também corre para fechar a questão comercial. A emissora colocou o mercado cinco cotas de patrocínio, com cada uma custando R$ 7,9 milhões. O valor, no entanto, é o preço de tabela e é comum que as TVs fechem acordos dando descontos generosos aos anunciantes. Metade desses lucros de publicidade será repassada ao Flamengo como parte do acordo de exibição.

Para o público carioca, o canal de Silvio Santos já está aquecendo as turbinas. Nesta segunda (13), o SBT Rio voltou a exibir o seu programa esportivo local, o "SBT Esporte", na hora do almoço, e marcou boa audiência: 6 pontos de Ibope. Apresentado por Fernanda Maia, o programa contará com a participação de Zico nesta terça.