Topo

MyCujoo pede desculpas à torcida do Fla e divulga números de arrecadação

Bruno Henrique comemora gol do Flamengo na partida contra o Volta Redonda - Thiago Ribeiro/AGIF
Bruno Henrique comemora gol do Flamengo na partida contra o Volta Redonda Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

06/07/2020 19h05

O MyCujoo, plataforma de streaming parceira do Flamengo na tentativa de transmitir com exclusividade o jogo contra o Volta Redonda no domingo, confirmou nesta segunda-feira (6) o número de arrecadação que conseguiu, mesmo não exibindo o evento sozinha na web. A empresa também pediu desculpas ao clube e sua torcida pelos problemas técnicos, que revoltaram muitos rubro-negros.

Segundo a plataforma, pouco mais de 90 mil pessoas no Brasil e mais de 5.500 mil pagantes no exterior compraram o ingresso no sistema para a semifinal da Taça Rio. Ao todo, o MyCujoo e o Flamengo embolsaram cerca de R$ 1,1 milhão, o mais alto valor faturado pela plataforma desde que chegou ao Brasil - em que transmite campeonatos do futebol feminino e do Campeonato Brasileiro Série D.

A plataforma também afirmou que, todos aqueles consumidores que se sentirem prejudicados por terem pago o valor para o MyCujoo e não viram a partida, podem pedir reembolso imediato. Nesta segunda, o Flamengo pediu para torcedores não peçam o dinheiro de volta, ficando como uma espécie de doação.

"Tivemos 5.500 pagantes no exterior e pouco mais de 90.000 pagantes no Brasil, gerando uma receita total de 1.1M de reais. Todos os torcedores que se sentiram prejudicados nesse evento e desejarem receber seu dinheiro de volta serão reembolsados", manifestou o MyCujoo em trecho do comunicado divulgado.

"Nossa missão é ampliar o diálogo das torcidas com os clubes, das federações com o público e especialmente dos atletas com seus fãs. Ampliamos também o diálogo do futebol brasileiro com a imprensa especializada, já que nossa plataforma exibe centenas de jogos por semana, mesmo em plena pandemia."

A procura de torcedores do Flamengo foi muito grande principalmente perto do horário do jogo ontem. Por volta de duas horas e meia antes da partida, cerca e 20 mil torcedores simultaneamente tentavam comprar o valor do ingresso cobrado pelo MyCujoo. A plataforma de pagamento acabou caindo para muitos torcedores.

Por causa dessa impossibilidade do MyCujoo em atender todos os torcedores do Flamengo, o clube decidiu abrir o jogo com imagens na Fla TV faltando 5 minutos para a partida se iniciar, às 16 horas. O jogo teve boa audiência e atingiu pico de 1,8 milhão de espectadores no YouTube.

Veja o comunicado completo do MyCujoo:

"Aos torcedores do futebol brasileiro,

O diálogo entre os Clubes de Futebol, suas respectivas torcidas e as empresas capazes de exibir os jogos em plataformas digitais evoluiu mais na semana passada do que em toda a história do principal esporte do país. Foram dias de muita ação e um aprendizado incrível.

O MyCujoo se sente orgulhoso de ter sido parte desse esforço e considera que, apesar dos problemas técnicos encontrados antes da transmissão da partida entre Flamengo e Volta Redonda, as iniciativas em pauta seguem avançando.

É claro que precisamos nos desculpar com aqueles torcedores que encontraram problemas técnicos para adquirir o "pay-per-view" do jogo. Mesmo sabendo que a maior parte dos problemas foram resultantes do processo de pagamentos em cartão pela parceira, pedimos desculpas à Nação Rubro-Negra pelos transtornos.

Ao Flamengo, também pedimos desculpas.

O esforço das 48h com o Flamengo antes da partida, confirmou que o MyCujoo está no caminho certo. Trabalha, com profissionalismo e conhecimento técnico, pela democratização do acesso público ao Futebol. Trata-se de um projeto de longo prazo que começou com a exibição em plataforma digital de campeonatos e partidas cujos donos dos direitos de transmissão não encontram opções eficientes de comercialização e transmissão.

Tivemos 5.500 pagantes no exterior e pouco mais de 90.000 pagantes no Brasil, gerando uma receita total de 1.1M de reais. Todos os torcedores que se sentiram prejudicados nesse evento e desejarem receber seu dinheiro de volta serão reembolsados.

Nossa missão é ampliar o diálogo das torcidas com os clubes, das federações com o público e especialmente dos atletas com seus fãs. Ampliamos também o diálogo do futebol brasileiro com a imprensa especializada, já que nossa plataforma exibe centenas de jogos por semana, mesmo em plena pandemia.

Mesmo com os problemas no sistema de pagamentos da última partida do Flamengo, ficou evidente que o MyCujoo está pronto para encontrar soluções de transmissão dos jogos de qualquer clube. Pronto para ajudar os clubes brasileiros a mostrar o seu futebol no Brasil e no exterior e conseguir uma receita importante com isso.

Tiramos duas grandes lições deste episódio, ambas muito positivas. O MyCujoo tem a plataforma que o futebol brasileiro precisa para ser mais moderno e democrático. Sabemos como corrigir os problemas que dificultaram a venda do "pay-per-view" do jogo do último domingo. Gostamos de aprender. Evoluímos todos os dias.

Muito Obrigado,

Equipe My Cujoo"