Topo

ESPN e Fox Sports lideram audiência esportiva em 29 dos 30 dias de junho

Primeira transmissão da Bundesliga na ESPN em meio à pandemia da covid-19 foi feita de maneira remota - Reprodução
Primeira transmissão da Bundesliga na ESPN em meio à pandemia da covid-19 foi feita de maneira remota Imagem: Reprodução

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

06/07/2020 10h05

No segundo mês desde que passaram a fazer parte do mesmo grupo, ESPN e Fox Sports conseguiram índices respeitáveis em junho. Com a fusão aprovada pelo Cade no início de maio, os canais da Disney lideraram a audiência na categoria esportiva em 29 dos 30 dias de junho, o que representa 97% do mês.

Considerando todos os canais da ESPN e do Fox Sports, o grupo cresceu 57% entre homens 18 a 49 anos, grupo que é considerado o público-alvo dos esportivos, e ampliou o número de pessoas atingidas em 43% nos dados comparativos com o mês de maio. No ranking geral de Ibope da TV paga, as emissoras subiram mais vinte posições cada.

A união entre ESPN e Fox Sports permitiu o compartilhamento dos direitos de transmissão e estendeu a programação de eventos nos dois canais. Desde maio, os canais passaram a dividir exibições de cinco campeonatos de futebol europeu, com destaque para o Campeonato Inglês e o Campeonato Espanhol.

Desde que a fusão foi aprovada e o futebol europeu foi retomado após a paralisação por conta da pandemia do novo coronavírus, alguns eventos chamaram a atenção pelos altos índices de audiência registrados. O empate entre Liverpool e Everton, em clássico da terra dos Beatles, foi a quarta partida mais assistida da Premier League na ESPN Brasil em 2020.

A vitória do Real Madrid sobre a Real Sociedad foi o segundo jogo de maior audiência da temporada espanhola exibida pela ESPN. Enquanto isso, no Fox Sports, o triunfo do Bayern de Munique sobre o Borussia Dortmund, ainda no mês de maio, registrou a maior audiência do futebol alemão desde que o campeonato passou a ser exibido no canal.

Somando o portfólio de direitos esportivos de ESPN e Fox Sports, mais de 40 campeonatos das mais diversas modalidades fazem parte do grupo Disney, o que deve garantir novos índices de alta audiência para os dois canais durante os próximos meses. Em julho, por exemplo, deve acontecer a retomada da NBA, a liga americana de basquete.

Os índices da reportagem são do PNT (Painel Nacional de Televisão), referentes às 15 principais metrópoles do Brasil que possuem medição do Ibope.