Topo

Maratona de Nova York é cancelada por causa do novo coronavírus

As principais provas de maratona ao redor do mundo estão sendo canceladas -
As principais provas de maratona ao redor do mundo estão sendo canceladas

Do UOL, em Porto Alegre

24/06/2020 11h32Atualizada em 24/06/2020 12h10

A maratona de Nova York foi cancelada por causa da pandemia do novo coronavírus. A organização do evento entendeu que a corrida com mais de 50 mil pessoas poderia contribuir para o aumento do contágio.

O anúncio ocorreu hoje. A maratona completaria 50 anos em novembro e é um dos principais eventos do gênero.

Segundo o jornal New York Times, o New York Road Runners, grupo proprietário e organizador da maratona, avaliou que manter o calendário seria muito arriscado. Especialistas em saúde pública dizem que eventos deste tamanho, ainda mais reunindo pessoas de variados lugares do mundo, continuarão sendo um perigo até que um tratamento ou vacina para covid-19 esteja amplamente disponível.

Apesar de as taxas de transmissão da região de Nova York estarem entre as mais baixas dos Estados Unidos, autoridades do governo emitiram alertas sobre uma nova onda infecção em razão do descumprimento do isolamento social e do uso de máscaras.

"Havia esperança, mas isso se transformou em incerteza e, dado o que vimos nos últimos meses, essa foi realmente a única decisão", disse Michael Capiraso, executivo-chefe da New York Road Runners.

Os corredores que se inscreveram na edição deste ano poderão optar por receber reembolso do valor pago ou adiar sua entrada na corrida durante os próximos três anos.

Essa é apenas a segunda vez em 50 anos que a Maratona de NY é cancelada. A outra ocorreu em 2012, depois que o furacão Sandy atingiu a região apenas alguns dias antes da corrida.

Com o anúncio, Nova York se tornou a terceira das seis principais maratonas internacionais a serem canceladas em 2020.