Topo

Filho de Zanardi publica foto segurando mão do pai na UTI: 'Não vou largar'

Niccolò Zanardi, filho do ex-piloto italiano Alessandro Zanardi, publica foto segurando mão do pai na UTI - Reprodução/Instagram
Niccolò Zanardi, filho do ex-piloto italiano Alessandro Zanardi, publica foto segurando mão do pai na UTI Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo*

24/06/2020 07h53Atualizada em 24/06/2020 12h03

Niccolò Zanardi, filho do ex-piloto italiano Alessandro Zanardi, publicou uma mensagem emocionante em apoio ao pai, que está internado em coma induzido desde a última sexta-feira (19), após sofrer um acidente enquanto participava de uma prova de paraciclismo.

Em seu perfil no Instagram, Niccolò publicou uma foto segurando a mão do pai e escreveu: "Não vou largar esta mão. Vamos lá papai, ainda hoje um pequeno passo à frente".

Io questa mano non la lascio. Dai papà, anche oggi un piccolo passo avanti ??

Uma publicação compartilhada por Niccolò Zanardi (@niccolo_zanardi) em

Ontem, o filho de Zanardi publicou uma foto do pai, desejando-lhe força e dizendo que o esperava em breve.

Hoje, o jornal "La Gazzetta dello Sport" publicou uma carta escrita pelo papa Francisco, na qual ele diz que Zanardi é um "exemplo de superação" e que reza por sua recuperação.

Acidente grave

Zanardi participava de um evento de paraciclismo em Pienza, na província de Siena, quando perdeu o controle de sua handbike em uma curva, capotou duas vezes e bateu em um caminhão com reboque.

O paratleta sofreu múltiplas fraturas no crânio por causa da colisão. O motorista do caminhão, cujo nome não foi revelado, é investigado pelo Ministério Público, mas seu advogado diz que ele foi pego de surpresa e ainda conseguiu evitar uma batida frontal.

A polícia italiana também interrogou organizadores do evento, que se chama "Obiettivo Tricolore", uma espécie de revezamento que cruzaria a Itália de norte a sul para incentivar o esporte paraolímpico. A iniciativa havia sido idealizada pelo próprio Zanardi.

História de superação

Protagonista de uma das maiores histórias de superação do esporte moderno, o italiano foi bicampeão da antiga CART (1997 e 1998) e disputou cinco temporadas na Fórmula 1, a última delas em 1999, pela equipe Williams.

Ao retornar para a CART, em 2001, sofreu um grave acidente no circuito oval de Lausitz, na Alemanha, e teve as duas pernas amputadas, mas Zanardi nunca desistiu das corridas. Após uma longa recuperação, disputou o WTCC e obteve três vitórias.

Mas foi no paraciclismo onde ele se encontrou. Começando a competir em 2007, logo passou a colecionar pódios, alcançando três medalhas paraolímpicas nos Jogos de Londres, em 2012, sendo duas de ouro e uma de prata.

Quatro anos depois, o italiano conquistou mais três medalhas nas Paraolimpíadas do Rio de Janeiro, novamente duas de ouro e uma de prata.

(*Com informações da Ansa)