Topo

Após anúncio, Sportv recua e programas ficam sem previsão de volta

Reprodução/SporTV
Imagem: Reprodução/SporTV

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

23/06/2020 04h00

Depois de anunciar ontem (22) o retorno do programa "Redação Sportv" aos estúdios, o Sportv decidiu voltar atrás na estratégia. A volta da atração de Marcelo Barreto ao modelo convencional pré-pandemia agora está sem data prevista. O mesmo serve para o "Seleção", apresentado por André Rizek, que retornaria até o fim do mês.

Segundo apurou o UOL Esporte, a direção de Esporte da Globo decidiu voltar atrás na decisão da retomada por dois motivos. O primeiro deles é por entender que houve uma curva muito forte de contaminação do novo coronavírus os últimos dias e que isso poderia colocar em risco a saúde dos profissionais.

O segundo e mais forte foi a pressão nas redes sociais. Muitos telespectadores apontaram que seria incoerente o Sportv retornar aos programas nesse momento, com uma indefinição muito grande do retorno do Campeonato Carioca em uma data. A mudança, de fato, ocorreu de última hora e pegou de surpresa até mesmo alguns profissionais.

Procurada oficialmente pelo UOL Esporte para comentar a mudança de última hora, a assessoria do Sportv disse que os programas estão sem data prevista para retornar ao ar e assim que uma definição nesse sentido for sacramentada o Grupo Globo divulgará.

A situação dos programas do Sportv se assemelham ao que acontece com o "Globo Esporte Rio", que estava marcado para voltar na semana passada. No entanto, a emissora carioca decidiu voltar atrás com medo do Campeonato Carioca ser paralisação por problemas jurídicos - que de fato aconteceu no último fim de semana por causa de decretos do prefeito Marcelo Crivella.

A volta dos programas ao modelo antigo em estúdio passava pelo iminente retorno da maioria dos estaduais e por um plano de recuperação de audiência do Sportv. Durante a pandemia do novo coronavírus, o canal esportivo da Globo teve alguns dos piores índices de sua história no Ibope.

Em fevereiro, mês em que os eventos esportivos não foram afetados, o Sportv era líder de Ibope entre todos os canais pagos. Agora, já não figura nem mesmo entre os 40 mais vistos das TVs por assinatura. Enquanto ESPN e Fox Sports já exibem eventos de futebol europeu ao vivo, o canal do Grupo Globo só tem mostrado reprises.