Topo

Vasco

Globo decide não transmitir Vasco x Macaé após Crivella rever decreto

Crivella anunciou decreto que suspendia o Carioca por cinco dias, mas depois reviu posição - André Melo Andrade/Myphoto Press/Estadão Conteúdo
Crivella anunciou decreto que suspendia o Carioca por cinco dias, mas depois reviu posição Imagem: André Melo Andrade/Myphoto Press/Estadão Conteúdo

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

20/06/2020 20h16Atualizada em 20/06/2020 22h25

A Globo decidiu que não iria exibir o jogo entre Vasco e Macaé marcado para amanhã (21), mas a partida válida pelo Campeonato Carioca acabou adiada para quarta-feira (24), às 21h30 (horário de Brasília). A emissora mantém a decisão mesmo depois da mudança no decreto municipal do Rio de Janeiro que libera a disputa da competição —exceção feita a jogos de Botafogo e Fluminense.

A Globo chegou a anunciar a inclusão do jogo vascaíno em sua grade. Mas foi surpreendida por um decreto do prefeito Marcelo Crivella hoje (20) anunciando a suspensão de competições esportivas no Rio de Janeiro, para adequação de protocolos de segurança e vigilância sanitária. Crivella, porém, mudou seu discurso horas depois, liberando o duelo que será disputado em São Januário. A transmissão do jogo em sua nova data ainda não está definida.

A emissora carioca optou por não transmitir a partida porque já tinha desmobilizado sua equipe de transmissão que estava envolvida em São Januário, assim que saiu o decreto inicial. Com isso, não haveria tempo hábil para reorganizar a operação, adotando os protocolos de segurança por causa da pandemia do novo coronavírus.

A nota foi lida nos telejornais locais da Globo nas praças em que a partida seria exibida —Rio de Janeiro, Distrito Federal e mais 14 estados. Conforme já havia confirmado para o UOL Esporte, a emissora vai exibir o filme "Jurassic World" neste horário. A atração já estava prevista para ser o estado de São Paulo e em outras praças.

Com o cancelamento da partida, o plano "original" da Globo acaba por ser cumprido. Houve muito debate interno se a emissora retornaria a transmissão das partidas de futebol carioca no fim de semana, principalmente pelo fato de o protocolo da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) não era considerado muito seguro. Isso foi explicitado pela emissora em carta enviada durante a semana para a federação.

Mesmo assim, o Grupo Globo decidiu ir em frente e iria transmitir os jogos marcados de Vasco, Fluminense e Botafogo para os próximos dias, seguindo uma série de protocolos, como narração em estúdio, câmeras reduzidas para a transmissão campo de jogo e equipe de reportagem limitadas, bem como a exclusão de profissionais que fazem parte do grupo de risco do Covid-19.

A emissora voltou atrás por causa justamente da confusão entre Prefeitura, Ferj e clubes. Assim que o decreto inicial saiu, por volta das 16h45, já começou a desmontar toda a estrutura de transmissão que estava sendo montada em São Januário, lugar onde vai acontecer o jogo.

Leia a nota da Globo na íntegra:

"A Globo lamenta essas indefinições sobre a segurança da retomada da competição, que afeta não apenas os jogadores e torcedores, mas também a viabilidade da transmissão dos jogos, por falta de tempo hábil para a logística necessária e para a adoção de protocolo que garanta segurança às equipes de transmissão."

Vasco