Topo

Sorteio pode definir se Globo ou Flamengo passam jogos decisivos do Carioca

ALEXANDRE LOUREIRO/ESTADÃO CONTEÚDO
Imagem: ALEXANDRE LOUREIRO/ESTADÃO CONTEÚDO

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

19/06/2020 04h00

A Medida Provisória 984 assinada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), que faz com que os clubes mandantes sejam donos dos direitos de transmissão no futebol, pode criar uma situação insólita entre Globo e Flamengo no Campeonato Carioca. Com visões diferentes da mesma questão, o regulamento prevê que mandos de campo de jogos decisivos do Estadual sejam sorteados.

Assim, uma possível final envolvendo o Rubro-Negro pode ser transmitida pela FlaTV, canal oficial do clube. A Globo, em nota, deixou claro que só exibirá partidas dos clubes aos quais tem direito conjunto. Ou seja, se desejar, a emissora carioca pode mostrar Vasco x Macaé, que está marcado para domingo (21), às 16h.

O grande problema são os cenários do regulamento do Campeonato Carioca. O Flamengo pode ser campeão do torneio em mais três jogos — um ainda pela fase de grupos da Taça Rio, além da semifinal e final. O título vem se o Fla conseguir vencer a Taça Rio e for o clube com mais pontos nas duas fases do Carioca ao fim do segundo turno.

Nos jogos de mata-mata, inclusive nas finais de turno e nas possíveis finais do Estadual, o mando de campo é sorteado pela Ferj (Federação Estadual de Futebol do Rio de Janeiro). Com isso, a possível transmissão dos jogos com imagens ficam dependentes do absoluto acaso.

Se, por exemplo, o Flamengo ganhar o sorteio de mando em um jogo contra o Fluminense, o Rubro-Negro pode exibir seu jogo na TV oficial, a FlaTV. Se o Tricolor das Laranjeiras vencer o sorteio, na teoria, a partida fica no escuro e sem imagens para o espectador por opção da Globo.

Os bastidores da decisão da Globo em não seguir MP

A publicação da medida provisória em edição extra do Diário Oficial da União, no início da tarde de ontem (18), foi rapidamente analisada pelo jurídico da Globo. O conteúdo de Esporte considerou exibir o jogo ao menos em streaming e deixou alguns membros avisados, mas a direção do Esporte optou por esperar uma posição jurídica e só ir em frente com a liberação do departamento.

O jurídico da Globo foi rápido, e a reunião com o Esporte foi relativamente tranquila. A Globo entendeu que os contratos já assinados não passam pela mudança na lei, e sim acordos novos. Mesmo com um assunto delicado sendo tratado, a reunião foi bem tranquila e serena.

Na interpretação da lei da emissora, os acordos antigos não são mudados com a alteração determinada pela MP. Outro ponto é que a medida provisória agora vai para a Câmara dos Deputados para aprovação. Caso não passe ou seja considerada até inconstitucional, a lei retorna ao que era antes. Por esse fato, a Globo considerou a transmissão de Bangu x Flamengo insegura e frágil juridicamente.

Um ponto curioso é que a Globo já tem o entendimento que pode ter problemas jurídicos com o Flamengo nessa decisão, já que o Rubro-Negro deixou claro sua posição. Não existe chance de uma mudança de opinião e a batalha tem chance grande ir parar na Justiça, se de fato o Flamengo exibir seus jogos no seu canal oficial.