Topo

Globo Esporte deve voltar à grade da TV com retomada do Campeonato Carioca

Alex Escobar comanda edição do Globo Esporte no Rio - Alex Escobar no Globo Esporte: apresentador fará edição nacional do programa no SporTV em 2020 (Reprodução/Globo)
Alex Escobar comanda edição do Globo Esporte no Rio Imagem: Alex Escobar no Globo Esporte: apresentador fará edição nacional do programa no SporTV em 2020 (Reprodução/Globo)

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

17/06/2020 13h39

A Globo definiu como vai funcionar o retorno do programa "Globo Esporte", que se transformou em boletim dentro dos telejornais locais desde o início da pandemia do novo coronavírus. A primeira versão a retornar deve ser a do Rio de Janeiro. Com a confirmação da volta do Campeonato Carioca, a atração deve voltar ao ar na sexta-feira (19). Um martelo deve ser batido até amanhã (18).

A reportagem do UOL Esporte apurou que a volta do programa dependerá da decisão de cada emissora local, já que os estaduais serão retomados em data diferentes. Em São Paulo, por exemplo, o martelo será batido assim que o calendário do Campeonato Paulista for retomado.

O "Globo Esporte Rio" deve liderar o retorno. O programa comandado por Alex Escobar se programou para voltar um dia após o reinício do Campeonato Carioca. O Estadual será retomado amanhã (18), às 21h, com o duelo entre Flamengo e Bangu no Maracanã.

O martelo ainda não foi 100% batido porque a direção de Esporte da Globo teme uma nova paralisação do Estadual por causa da posição de Botafogo e Fluminense, que se recusam a voltar a jogar na segunda-feira e podem entrar na Justiça para resguardar esse direito. Para a emissora, seria arriscado retomar o programa com a possibilidade de ele sair do ar de novo. Mas, por ora, o retorno está decidido para sexta.

A volta do "Globo Esporte" já é preparada há alguns dias no Rio de Janeiro. Desde o fim da semana passada, o boletim do Esporte dentro do "RJ1", que antes não passava de 7 minutos, passou a ter praticamente o mesmo tempo que o programa ocupava antes da pandemia.

O "Globo Esporte" é importante porque faz parte do pacote de entrega comercial do esporte da Globo. Quem anuncia nas transmissões de futebol da emissora tem exposição garantida nos intervalos do programa, que costuma ser líder de audiência nas principais metrópoles do Brasil.

Mesmo fora do ar como programa solo, o Globo Esporte teve alguns de seus quadros mantidos durante a pandemia. É o caso do "Cafezinho com Escobar", que virou uma atração semanal no "RJ1", com pautas mais leves para aliviar o noticiário pesado do jornal local, focado na cobertura do coronavírus. Esses segmentos temáticos vão retornar junto com a volta do programa.