Topo

Volta do Espanhol faz ESPN liderar audiência com folga na TV paga

Kiko Hurtado / AFP7 / Europa Press Sports
Imagem: Kiko Hurtado / AFP7 / Europa Press Sports

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

11/06/2020 19h19

Após três meses e meio de paralisação por causa da pandemia do novo coronavírus, o Campeonato Espanhol voltou nesta quinta-feira (11) com a vitória do Sevilla por 2 a 0 no clássico contra o Real Bétis. A partida teve transmissão exclusiva da ESPN Brasil para todo o país e conseguiu marcar bons índices de audiência.

Dados prévios obtidos pelo UOL Esporte mostram que o dérbi da região da Andaluzia chegou a atingir pico de 1.1 ponto de audiência na medição de 15 mercados, que compreende as maiores metrópoles do país. A partida variou entre 0.8 e 1.0 ponto durante toda a sua duração, entre 17h e 18h57, liderando com folga a medição entre os canais esportivos da TV paga. O Fox Sports, outro canal do Grupo Disney, ficou entre 0.1 e 0.2 ponto. Já o SporTV obteve entre 0.2 e 0.4 ponto de Ibope na mesma faixa de horário.

Com a partida, a ESPN Brasil se colocou ainda entre os cinco canais mais vistos da TV por assinatura brasileira. Perdeu apenas para campões de audiência em tempos de pandemia, como o canal de notícias GloboNews e o Viva, emissora que reprisa antigas atrações da Globo na TV paga.

Curiosamente, o retorno de La Liga conseguiu um pouco menos de audiência que a rodada de volta do Campeonato Alemão, a primeira liga a voltar após a pandemia, no dia 16 de maio. Naquela ocasião, o Fox Sports chegou a atingir picos de 1.7 pontos de audiência no mesmo PNT. A ESPN e a Fox ficaram no top 3 dos canais de TV paga, juntamente com a GloboNews.

No entanto, aquelas partidas foram exibidas no sábado pela manhã, onde a concorrência não é grande. Sevilla x Bétis foi exibida num fim de tarde em dia de semana, além de ser feriado de Corpus Christi em boa parte do país, o que faz o número de televisores ligados cair.

O Campeonato Espanhol terá jogos exibidos na ESPN Brasil, no Fox Sports e no Fox Premium até o próximo domingo. A Disney espera uma boa audiência em praticamente todas as partidas, se fazendo valer justamente da demanda reprimida do público que quer ver jogos ao vivo.