Topo

Alemão, NBA, UFC: O que já voltou e o que volta em breve no esporte mundial

 Ethan Miller/Getty Images
Imagem: Ethan Miller/Getty Images

Do UOL, em Santos (SP)

04/06/2020 04h00

A pandemia do novo coronavírus fez com que praticamente todos os esportes fossem paralisados numa tentativa de minimizar a propagação da covid-19. Mas, com o declínio do vírus em determinadas partes do Mundo, alguns países já promoveram a retomada das competições.

A mais recente novidade virá hoje (4), dos Estados Unidos. As equipes da NBA votarão o plano para a retomada da temporada. A Liga já anunciou que o torneio terá que ser concluído, no máximo, até 12 de outubro.

Para facilitar a sua agenda, o UOL Esporte lista abaixo os grandes eventos e campeonatos que voltaram à ativa, como o Campeonato Alemão, o Português e o UFC, além de outros que já têm data programada para retornar ao calendário esportivo.

FUTEBOL

16.mai.2020 - Jogadores do Borussia Dortmund chegam de máscara para fazer o reconhecimento do campo antes de partida contra o Schalke 04 na volta do Campeonato Alemão - Reprodução/Twitter/Borussia Dortmund - Reprodução/Twitter/Borussia Dortmund
Imagem: Reprodução/Twitter/Borussia Dortmund

Primeira liga da elite europeia a voltar às atividades, o Campeonato Alemão já disputou quatro rodadas desde seu retorno. As partidas ficaram marcadas tanto pelos cuidados e precauções extras nos bastidores quanto por atitudes dentro de campo que foram contra as orientações sanitárias - como abraços em comemorações.

Ontem (3), o Campeonato Português também voltou, com o líder Porto enfrentando o Famalicão e o Portimonense jogando contra o Gil Vicente.

As outras três grandes ligas europeias já têm data para voltar: o Campeonato Espanhol volta no dia 11 de junho, o Inglês, em 17 de junho, e o Italiano, no dia 20 do mesmo mês. Vale lembrar que o Campeonato Francês foi encerrado por causa da pandemia e o PSG declarado campeão.

A Copa Libertadores, assim como a Sul-Americana, não tem prazo para voltar. A Conmebol espera a abertura de todas as fronteiras no continente para ter um cenário favorável ao retorno de suas competições.

Já em relação ao futebol brasileiro, Walter Feldman, secretário-geral da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), afirmou que os Estaduais devem ser mantidos até como uma espécie de teste logístico antes de competições nacionais, que exigirão mais protocolos de segurança. Ainda segundo ele, competições de 2020 devem avançar até o fim do ano e, provavelmente até janeiro de 2021.

UFC

Justin Gaethje derrotou Tony Ferguson no UFC 249 e conquistou o cinturão dos leves - Douglas P. DeFelice/Getty Images - Douglas P. DeFelice/Getty Images
Imagem: Douglas P. DeFelice/Getty Images

O UFC foi a primeira grande organização esportiva a retomar suas atividades em meio à pandemia do Coronavírus com o evento de nº 249, realizado em Jacksonville, no dia 9 de maio. Um decreto publicado um mês antes pelo governador republicano da Flórida, Ron DeSantis, colocando os eventos esportivos como 'serviços essenciais', pavimentou o caminho para que o esporte conseguisse a autorização para voltar, mesmo sem público. Na luta principal da noite, Justin Gaethje venceu Tony Ferguson e levou o título interino dos pesos-leves (70 kg).

Desde então, outros três eventos já foram realizados, todos nos Estados Unidos. O próximo está marcado para o dia 6 de junho, quando Amanda Nunes colocará seu cinturão dos penas em jogo contra Felicia Spencer, em Las Vegas (EUA).

NASCAR

Nascar voltou a ser disputada depois da pandemia, em corrida realizada na Carolina do Sul - Jared C. Tilton/Getty Images - Jared C. Tilton/Getty Images
Imagem: Jared C. Tilton/Getty Images

A Nascar voltou à ativa neste fim de semana. A prova de ontem (17) - que teve Kevin Harvick vencendo e mantendo a liderança — foi o primeiro evento ao vivo da Nascar desde a corrida de 8 de março, em Phoenix. Na semana seguinte, todos os esportes profissionais dos Estados Unidos foram suspensos com a chegada da pandemia da covid-19 ao país.

A corrida aconteceu sem fãs, com normas de distanciamento social para todo os presentes, verificação média antes e depois do evento, e uma programação condensada para apenas um dia.

FÓRMULA 1

Fórmula 1 - Manan Vatsyayana/AFP - Manan Vatsyayana/AFP
Fórmula 1 ainda possui indefinições no calendário
Imagem: Manan Vatsyayana/AFP

Boa parte da temporada está sem futuro definido, mas a Fórmula 1 agendou o início das disputas para o GP da Áustria, em 5 de julho (que seria a 11ª etapa do calendário). As corridas na Austrália, Mônaco e França já acabaram canceladas, enquanto Bahrein, Vietnã, China, Holanda, Espanha, Azerbaijão e Canadá ainda procuram se encaixar em um fim de semana até o fim do ano.

NFL

NFL - Kevin C. Cox/Getty Images/AFP - Kevin C. Cox/Getty Images/AFP
Atuais campeões, os Chiefs de Patrick Mahomes abrem a temporada em setembro (a princípio)
Imagem: Kevin C. Cox/Getty Images/AFP

Apesar da incerteza da pandemia nos Estados Unidos, a NFL manteve o planejamento inicial e soltou o calendário para a abertura da temporada em 10 de setembro, data em que o Kansas City Chiefs inicia a defesa do título da liga de futebol americano contra o Houston Texans. A organização anunciou uma medida de prevenção até o momento: em 2020-2021 não haverá os já tradicionais jogos no México e no Reino Unido.

GOLFE

Campo de golfe em Tallahassee, na Flórida (EUA), já foi um cemitério de escravos - Divulgação/Capital Country Club - Divulgação/Capital Country Club
Imagem: Divulgação/Capital Country Club

Outra liga americana a anunciar o retorno é o PGA. Os golfistas têm evento marcado para o dia 11 de junho, no Texas. A expectativa é de 14 eventos até o fim do ano, embalando o fim da temporada 2019-2020 com o início da 2020-2021 depois da competição marcada para Atlanta, entre 4 e 7 de setembro.