Topo

Disney coloca em prática plano para não "chocar" programação de ESPN e Fox

Bancada do programa Expediente Futebol (Reprodução / Fox Sports) - Reprodução / Internet
Bancada do programa Expediente Futebol (Reprodução / Fox Sports) Imagem: Reprodução / Internet

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

02/06/2020 04h00

A partir desta semana, a Disney passou a colocar em prática um plano para fazer com que ESPN Brasil e Fox Sports não tenham programação conflitante - ou seja, com programas do mesmo estilo no ar na mesma faixa. O primeiro movimento começou na Fox, que retornou com o programa "Tarde Redonda" e fez uma alteração no horário da mesa redonda de debates "Expediente Futebol".

Desde ontem (1), o "Expediente" passou a ir ao ar às 18h, meia hora mais tarde do que costumava ser levado ao ar. O horário continuará fixo mesmo após o fim da pandemia para que o programa não conflita por enquanto com o debate da ESPN Brasil, o "Futebol na Veia", que normalmente vai ao ar a partir das 17h no canal irmão.

Quem também retornou depois de dois meses e meio cancelado da programação foi o programa "Tarde Redonda", apresentado por Abel Neto e Lívia Nepomuceno. Apresentado de casa, o programa seguiu a partir das 15h30. A ideia é que ele passe a ter um tom mais noticioso do que debatedor, algo que sempre teve.

A ideia da Disney é criar opção para os telespectadores que acompanham os dois canais. A reportagem do UOL Esporte apurou que, após a pandemia, a empresa se reunirá para criar uma grade que tenha programas com mesmo estilo no mesmo horário pelo menor tempo possível.

Por exemplo: enquanto um programa de debate, como o "BB Debate" vai ao ar às 12h, o Fox Sports terá um noticiário como o "Central Fox". Ou seja, quem não quiser ver um assunto sendo analisado e ficar apenas noticias e reportagens, poderá mudar de canal e manter a audiência no Grupo Disney.

Os executivos acham que a determinação evitará o confronto e colocará em prática um ideal de que Fox Sports e ESPN Brasil são uma coisa só hoje, mesmo que tenham sido concorrentes por muito tempo. Essa "não competitividade" também passará pelas transmissões esportivas.

Como já vem acontecendo desde o retorno do futebol alemão, a primeira competição retornando após a pandemia do coronavírus, ESPN Brasil e Fox Sports estão divulgando jogos que irão passar na outra, e vice-versa. O mesmo deve acontecer com outras competições que retornarão nas próximas semanas, como o Campeonato Português, que volta nesta semana.