Topo

Band prioriza quitar dívida com Globo para tentar transmitir mais torneios

Reprodução/TV Bandeirantes
Imagem: Reprodução/TV Bandeirantes

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

23/05/2020 04h00

Com a diretoria de Esportes da Band extinta e o departamento ficando no guarda-chuva do entretenimento, o novo diretor responsável pelo setor é Antônio Zimmerlle, que comanda também a programação e o núcleo artístico da emissora. Zimmerlle fez uma reunião com os apresentadores esportivos da casa para tranquiliza-los e falar sobre os futuros planos para a área dentro da Band.

A reportagem do UOL Esporte apurou que as conversas aconteceram tanto de forma remota, como pessoalmente, com quem quer possível falar cara a cara. Nomes como Milton Neves, Renata Fan, Neto, Paloma Tocci, entre outros, conversaram com o executivo. A conversa foi pedida pelo próprio Zimmerlle com todos para falar sobre algumas ideias preliminares que tem. Mas admitiu alguns temores dos funcionários do Esporte.

Na conversa, Antônio Zimmerlle diz que a prioridade para a emissora paulista, assim que a pandemia tiver sua curva achatada, é tentar finalizar logo a dívida que a Band tem com a Globo para tentar negociar torneios nacionais e outras questões com a emissora, voltando a ter um trânsito mais livre como acontecia até o ano de 2016.

A dívida com a Globo é referente a direitos de transmissão de torneios nacionais exibidos na emissora paulista entre 2014 e 2016. O valor total da dívida era de R$ 135 milhões e a emissora pagava em parcelas desde o primeiro semestre do ano passado. A última parceria seria paga no último mês de abril.

Porém, a pandemia fez esse último pagamento ser suspenso e adiado para um momento em que a situação financeira da Band estará melhor após a Covid-19. Zimmerlle, agora chefe do Esporte, foi diretor da Globo por quase 40 anos e conhece muito bem os executivos da emissora, dizendo que pode ajudar nesse novo relacionamento.

Outra questão abordada na reunião é que Zimmerlle disse que vai manter os programas esportivos intactos nos formatos atuais e fazer investimentos pontuais no que for possível melhorar. Para o executivo, principalmente as atrações diárias, como "Jogo Aberto" e "Os Donos de Bola", são programas chaves para a Band e para as ambições de audiência que ele pretende atingir.

Por fim, Antônio Zimmerlle admitiu que ainda está se inteirando sobre as prioridades do Esporte e que não entende tanto da gestão na área, mas que sabe de televisão e no fundo, todos fazem produção de TV, mesmo que em setores diferentes. Ele pediu união e apoio dos apresentadores para fazer a melhor gestão possível.

Os apresentadores gostaram das palavras do executivo e estão esperançosos que a Band possa estar em um caminho interessante. O executivo já foi elogiado por algumas decisões da programação que aumentaram a audiência da Band em alguns horários, como a estreia da série "Orange is The New Black" nas noites de sábado.