Topo

Com RedeTV!, Campeonato Turco pode ser volta do futebol ao vivo à TV aberta

Brasileiro Mariano em ação pelo Galatasaray, da Turquia - VI Images via Getty Images)
Brasileiro Mariano em ação pelo Galatasaray, da Turquia Imagem: VI Images via Getty Images)

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

19/05/2020 15h27

Com previsão de retorno para o dia 12 de junho, o Campeonato Turco pode ser o primeiro torneio de futebol com transmissões ao vivo na TV aberta brasileira desde que o esporte mundial foi suspenso pela pandemia do novo coronavírus. A RedeTV!, que pode passar um jogo por rodada, se planeja para a possível volta da competição. Já o DAZN, dono dos direitos de transmissão para o país, prega cautela.

Segundo apurou a reportagem do UOL Esporte, o departamento de jornalismo da RedeTV! já definiu que fará as transmissões dos seus estúdios, em Osasco, na Grande São Paulo. Um protocolo para que narrador e comentarista fiquem afastados deve ser fechado na semana que vem.

A narração das partidas deverá ser de Marcelo do Ó, locutor que sempre faz os jogos do Campeonato Turco na emissora. A RedeTV! mostra a liga nas tardes de sábado. Se o retorno do torneio for mantido para 12 de junho, a transmissão da partida do canal no dia seguinte poderia ser a primeira da modalidade ao vivo desde o início da crise causada pela pandemia.

Já o DAZN prega um pouco mais de cautela. A direção da plataforma alega que a federação da Turquia ainda não emitiu um comunicado oficial sacramentando a data, principalmente por causa da situação do Bekistas, que teve oito funcionários infectadas pela Covid-19.

No entanto, existe o entendimento de que a data dificilmente será mudada. Na Turquia, os jogadores estão concentrados nos centros de treinamento dos clubes e cumprindo protocolos de segurança nos treinos. Se o plano der certo, esse confinamento durará mais uma semana, o campeonato deve voltar logo depois

No fim de semana, os canais fechados ESPN e Fox Sports transmitiram para o Brasil jogos da rodada do Campeonato Alemão, que marcou a volta do futebol depois da pandemia. A audiência dos dois canais esportivos cumpriu as expectativas, liderando os números na TV paga.

Na RedeTV!, avalia-se que o Turco pode dar uma audiência graças à falta de demanda de futebol ao vivo e ao público ávido por competições. Para o DAZN, pode ser uma chance de recuperar assinantes. A plataforma perdeu tudo o que havia crescido em 2020 durante a pandemia.