Topo

Globo veta "lives" de equipe do esporte após papos de Caio e Casagrande

Reprodução/SporTV
Imagem: Reprodução/SporTV

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

15/05/2020 17h19

O Esporte da Globo decidiu proibir nesta sexta-feira (15) "lives" na web explicitamente sobre temas esportivos nos perfis pessoais de seus contratados. A determinação foi repassada após entrevistas realizadas pelos comentaristas e ex-jogadores Casagrande e Caio Ribeiro nas últimas semanas, que repercutiram muito nas redes sociais e na imprensa de um modo geral.

Casagrande conversou recentemente com Andrés Sanchez, presidente do Corinthians, e nesta live, o cartola falou pela primeira vez sobre o processo vencido pelo ex-zagueiro Paulo André contra o clube. Já Caio Ribeiro conversou com nomes como Gabigol e Alexandre Pato, que não costumam dar entrevistas exclusivas com frequência.

Em comunicado interno distribuído pela chefia e obtido pelo UOL Esporte, a emissora carioca reconhece que as lives estão fazendo parte da sociedade. Mas que transmissões em perfis pessoais sobre qualquer assunto esportivo compete com o próprio conteúdo que é produzido pelo Esporte da Globo.

As lives sobre outros assuntos, como música, estão liberadas sem problemas. Mas entrevistas com figuras icônicas do Esporte, dirigentes e jogadores, por exemplo, precisam ser sugeridas para a chefia esportiva. Caso seja interessante, a Globo promete viabilizar essas entrevistas ou conteúdos.

Além da transmissão nas redes sociais, a Globo afirmou que o conteúdo pode de exposição forte também no site esportivo da emissora, que aumenta o potencial de uma simples transmissão no Instagram. A emissora também entende que esse engajamento precisa acontecer na plataforma oficial de Esporte e não de forma solta.

Transmissões no Instagram que envolviam esporte, mas que já estavam marcadas antes do comunicado ser divulgado internamente, puderam ser realizadas normalmente. Daqui pra frente, toda live independente do assunto precisa ser falada para a chefia, para que a determinação seja cumprida.

Vale ressaltar que Caio Ribeiro ganhou um programa de entrevistas na plataforma digital da emissora antes dessa determinação que limitou as transmissões em perfis pessoais. É o "Caioba Game Show", em que o ex-jogador recebe personalidades do futebol para falar sobre diversos assuntos.

A determinação não foi muito bem vista entre os profissionais do Esporte da Globo, apurou a reportagem. Para a grande maioria deles, é um controle acima do normal em um momento que esse tipo de transmissão tem uma importância muito grande para a vida das pessoas como um todo.