Topo

Recordista, skatista de 11 anos sonha com Olimpíada, mas tem "Plano B"

Beatriz Cesarini

Do UOL, em São Paulo

10/05/2020 13h27

Primeiro skatista a completar a manobra 1080 graus (três giros completos no ar) no vertical, o brasileiro Gui Khury 'carrega uma mala' lotada de sonhos para realizar. Aos 11 anos de idade, o pequeno quer bater outros recordes e disputar uma Olimpíada. Mas apesar de ainda jovem, ele sabe o quanto uma vida de skatista profissional não é simples, por isso, mantém o foco num 'plano B'.

"Eu quero ser skatista profissional, mas também quero ter um outro trabalho. É mais ou menos impossível ganhar dinheiro na vida com o skate, mas se você é bem bom mesmo pode acontecer. Eu me inspiro no Bob, Tony Hawk, Danny Way... Hoje, o meu sonho é ganhar muito um X Games e também quero ir para as Olimpíadas e fazer o 260, que é maior do que o 1080", declarou Gui ao UOL Esporte.

Pai de Gui, Ricardo Khury falou que a família faz o máximo para apoiar o pequeno na caminhada em busca desses objetivos, mas busca colocar os 'pés do filho no chão'. "Sempre queremos dar outras opções para ele que não seja só o skate, mas a gente ajuda ele a treinar. Ele é bem focado a realizar o sonho que é ser atleta profissional, porém é importante ter um plano B".

O interesse de Gui pelo skate veio muito cedo, ele tinha apenas três anos de idade. Quando a família se mudou para a Califórnia, nos Estados Unidos, em 2011, o pequeno ganhou seu primeiro equipamento, entrou em uma escolinha, tomou gosto e embarcou de vez na aventura.

"Quando eu era pequeno, lembro que no meu aniversário de três aninhos, tinha uns 'skatinhos' de chocolate e eu pedi para o meu pai um daqueles, mas era bem caro. Aí quando a gente se mudou para a Califórnia, meu pai pegou o primeiro skate lá. Eu pisei em cima e fiquei com cara de choque: 'Ok, eu amo isso agora'. Isso foi com uns três, quatro anos", contou Gui.

Sem poder frequentar a escola por causa da pandemia causada pelo novo coronavírus, Gui aproveitou o tempo livre para treinar na rampa que tem na casa de sua avó, em Campo Largo, Paraná. Após cerca de um ano focado na 1080 graus, o pequeno brasileiro finalmente conseguiu realizar a manobra tão sonhada e nem acreditou.

"Eu pensei: 'Caraca! Acertei mesmo?'. Fiquei em choque. Me senti como se fosse o Tony Hawk acertando o primeiro 900 dele. Estava treinando por um bom tempo essa manobra, tipo um ano. Eu sempre ficava pensando: 'Ah, vou acertar hoje. Se não for hoje vou acertar amanhã'. Já me senti frustrado por não conseguir, mas não desisti. Quando estava girando eu fiquei muito focado na manobra, só pensei nela mesmo. Deu para sentir que estava muito perto", explicou Gui.

O primeiro skatista a completar o 1080 foi o americano Tom Schaar, em 2012, quando tinha 12 anos, mas o feito aconteceu na megarampa. Agora, Gui é o primeiro a executar a manobra no vertical.

O brasileiro já havia completado a manobra 900 graus quando só tinha 8 anos. Já aos 10 anos e sete meses, ele se tornou o mais jovem atleta da história a participar dos X Games.