Topo

Libertadores, NFL, NBA e mais: ESPN e Fox podem exibir juntas 40 eventos

Daniel Apuy/Getty Images
Imagem: Daniel Apuy/Getty Images

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

09/05/2020 04h00

Aprovada nesta semana após mais de dois anos de novela burocrática, a fusão da ESPN e do Fox Sports fará a Disney ter um grande portfólio de eventos no Brasil a partir de agora. O UOL Esporte catalogou todos os direitos que a multinacional passou a contar e, ao todo, são exatos 40 eventos que podem ser transmitidos por ambas as emissoras.

Ou seja, um evento que era da Fox, como a Libertadores, está liberado para ser exibido na ESPN. E a NFL, tradicionalmente uma atração da ESPN, pode pintar na tela da Fox. Todo o caso será analisado pela Disney, que vai fazer as escolhas mediante a melhor estratégia.

Nesta reportagem, o UOL Esporte traz todos os 40 eventos que a Disney tem direito e até quando vão os contratos de grande parte deles. Os mais importantes para o público, claro, são os direitos de transmissão de futebol. Não são poucos os direitos que ambos os canais podem exibir.

1. Libertadores da América

O principal ativo em direitos de transmissão. A Disney passou a ter o evento até o ano de 2022. A empresa passa a ter a primeira escolha da rodada e a possibilidade de exibir apenas em seus canais na TV paga a final da Libertadores ao vivo.

2. Bundesliga (Campeonato Alemão)

A liga alemã de futebol será muito requisitada nas próximas semanas por ser o primeiro campeonato de alto nível a retornar em meio à pandemia do Covid-19 - com retorno marcado para o dia 16 de maio. A Bundesliga é da Disney até o final desta temporada. A licitação pelo direitos de transmissão a partir da temporada 2020/2021 será realizada ainda neste ano, em período não definido.

3. La Liga (Campeonato Espanhol)

Ainda sem previsão de retorno, o Campeonato Espanhol, assim como o Alemão, já era exibido na Fox e na ESPN antes da fusão, com os canais tendo meio a meio os direitos. No entanto, a metade do Fox Sports era exibida, por uma decisão antiga, no Fox Premium. Com os direitos totais na mão, a Disney pode retirar os jogos do Espanhol do canal premium para exibir no Fox Sports ou na ESPN, o que não era possível antes justamente por causa da fusão.

No entanto, assim como o Alemão também, o contrato dos direitos de transmissão também termina ao fim da atual temporada. A licitação ainda não tem data para ocorrer.

4. NBA

Principal liga de basquete do mundo, a NBA tem contrato no Brasil com a Disney até a temporada 2024/2025, assinado em 2014. Os jogos e a vasta cobertura do basquete podem ser divididas entre ESPN e Fox Sports, se assim desejar a direção.

5. Copa do Nordeste

Exibida pelo Fox Sports desde 2019, a Copa do Nordeste passa a estar nas mãos da Disney e também poderá ter exibição na ESPN. Os direitos de transmissão valem até a edição de 2021.

6. UEFA Europa League

Segundo torneio mais importante da UEFA, a Europa League foi adquirida pelo Fox Sports a partir da temporada 2018/2019, e agora é de posse da Disney, que também pode colocar o evento na ESPN até a temporada 2020/2021, quando terminam os direitos de transmissão.

7. Premier League (Campeonato Inglês)

Dona dos direitos da Premier League no Brasil desde a temporada 2017/2018, a Disney tem o vínculo com a competição até 2022. No entanto, por ter sublicenciado a competição para o DAZN no ano passado, pode exibir oito dos jogos da rodada. Esses jogos podem ser distribuídos entre ESPN e Fox Sports.

8. NFL

Desde a temporada 2017/2018, a Disney tem os direitos de transmissão da NFL com exclusividade no Brasil até a temporada 2021/2022. São ao todo 144 partidas por temporada. Agora, esses jogos podem ser divididos entre ESPN e Fox Sports.

9. Copa do Rei da Espanha

Principal torneio mata-mata do futebol espanhol, a Copa do Rei foi adquirida pela Disney no início do ano com exclusividade para a ESPN. Os jogos podem ser divididos, a depender do caso, pelos canais irmãos.

10. WWE

Principal evento de entretenimento esportivo do mundo, a WWE tinha contrato com o Fox Sports, renovado no ano passado por cinco anos - indo até 2024. Esse vínculo passa a ser com a Disney, que se quiser, pode colocar a luta artística nos canais ESPN, se assim desejar.

Veja outros eventos que podem ser exibidos na parceria ESPN-Fox Sports:

11. Campeonato Argentino
12. ACB Baloncesto (Liga Espanhola de Basquete)
13. EFL Championship (Campeonato Inglês - Segunda Divisão)
14. Fórmula E
15. Copa da Rainha da Espanha (futebol feminino)
16. Supercopa Feminina da Espanha (futebol feminino)
17. Liga Portugal (Campeonato Português)
18. International Champions Cup (pré-temporada de futebol masculino)
19. Giro de Itália (ciclismo)
20. Superliga da China (Campeonato Chinês)
21. WPG Kickboxing
22. MotoGP
23. Copa da França
24. Eredivisie (Campeonato Holandês)
25. Six Nations (rúgbi)
26. Major League Baseball (MLB)
27. Nascar
28. Australian Open (Grand Slam de tênis)
29. Concacaf Champions League
30. National Hockey League (NHL)
31. World Rally Championship
32. WTCC Eurosports (Campeonato Mundial de Carros de Turismo)
33. Major League Soccer (MLS)
34. Vuelta de España (ciclismo)
35. Bellator (MMA)
36. Mundial de Surfe
37. Rally Dakar
38. NCAA (eventos esportivos universitários dos Estados Unidos)
39. US Open (Grand Slam de tênis)
40. X-Games (principal evento internacional de esportes radicais)

Errata: este conteúdo foi atualizado
Ao contrário do informado anteriormente, o DAZN pode transmitir dois jogos por rodada no Inglês, e não metade (cinco). O erro foi corrigido.