Topo

Globo mantém futebol aos domingos e começará a reprisar decisões de clubes

Alan Morici/AGIF
Imagem: Alan Morici/AGIF

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

08/05/2020 15h22

A partir do dia 17 de maio, a Globo irá exibir aos domingos à tarde jogos antigos de grandes clássicos do futebol nacional que decidiram campeonatos. A faixa substituirá as reprises da seleção brasileira, que ocupavam o horário desde o dia 12 de abril, em meio à paralisação de campeonatos na crise do coronavírus. O martelo foi batido nesta sexta-feira (8) pela direção de Esporte da Globo. A emissora confirmou a informação ao UOL Esporte.

Segundo apurou a reportagem, cada emissora própria da Globo (São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Recife) terá autonomia para reprisar um jogo. Ou seja, em São Paulo e parte da rede, uma final paulista será mostrada. No Rio de Janeiro e outra parte da rede, jogos gloriosos de times cariocas serão a atração do público que está com saudade do futebol.

O sistema será parecido com o que acontece com jogos ao vivo, quando a Globo costuma dar três opções para as emissoras da rede para escolherem a melhor. A prioridade dessas escolhas serão finais ou conquistas de títulos dos clubes que tem a maior torcida. Os jogos iniciais ainda estão sendo escolhidos e devem ser confirmados no início da semana que vem.

Inicialmente, a Globo estava prevendo voltar a exibir filmes na faixa da tarde, mas dois fatores pesaram para a continuidade do futebol neste horário. O primeiro deles é a entrega comercial para os parceiros de transmissões de futebol, já que as competições atualmente estão totalmente paradas pela pandemia do Covid-19.

O segundo ponto foi o desejo da emissora de manter o futebol nesse horário, já que a audiência dos jogos da seleção brasileira foi considerada interessante, não observando qualquer ameaça da concorrência em nenhuma das reprises, principalmente nas reprises do tetra e do penta.

Por fim, os jogos reprisados terão narração original da época, com pré e pós jogo repercutindo histórias daquela ocasião. Jogos de campeonatos nacionais e também continentais, como a Libertadores, também entrarão na lista de escolhas. Não existe restrição de tempo. Partidas dos anos 80, por exemplo, podem ser escolhidas.