Topo

Para aliviar noticiário, Globo retoma quadros leves do "Globo Esporte"

Tiago Medeiros, do Globo Esporte de Pernambuco - Reprodução
Tiago Medeiros, do Globo Esporte de Pernambuco Imagem: Reprodução

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

06/05/2020 04h00

Desde a semana passada, a Globo voltou a produzir alguns quadros leves e de apelo popular que fazem sucesso no "Globo Esporte" para exibir dentro dos jornais vespertinos locais. A atração esportiva está cancelada como programa desde o início da pandemia do Covid-19, que suspendeu grande parte das competições em todo o mundo.

Na última semana, a Globo passou a exibir dentro do "RJ1", o tradicional "Cafézinho com Escobar", quadro de entrevistas apresentado por Alex Escobar dentro do "GE" do Rio de Janeiro. Toda a gravação está sendo feita de modo remoto, com Escobar e convidados diretamente de casa.

A próxima edição será gravada nesta quarta (6), com quadro ex-jogadores dos quatro principais clubes do Rio de Janeiro (Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo). A previsão de exibição é sexta, dia onde o "Cafezinho" é normalmente apresentado quando o "Globo Esporte" está no ar.

Já no Recife (PE), quem também retomou nesta terça-feira (5) ao ar foi o quadro "Caldinho do GE", apresentado por Tiago Medeiros, ancora do programa esportivo no Recife. O "Caldinho" tem uma proposta parecida com o quadro de Escobar no Rio, apostando numa conversa informal e descontraída com esportistas.

No caso do "Caldinho", os entrevistados do quadro estão em casa, enquanto Medeiros comanda toda a conversa do estúdio do "GE" de Pernambuco. A exibição do quadro também será semanal, nas terças, também o dia tradicional dele quando exibido no programa esportivo da Globo.

A reportagem apurou que o retorno dessas produções aconteceu por uma ideia da Globo para aliviar o noticiário pesado dos jornais locais. Como os quadros são exibidos a partir das 13h, após uma hora de notícias sobre covid-19, a emissora acredita que o público "respira" com a conversa leve sobre esporte.

O "Globo Esporte" ainda não tem previsão de retorno ao ar, já que as competições esportivas seguem paralisadas no país. Em outras capitais, como Salvador, Belo Horizonte e Goiânia, por exemplo, apenas um boletim com notícias atualizadas do esporte seguem sendo mostrados dentro dos jornais locais da hora do almoço.