Topo

Globo determina que repórteres de rua entrem no ar usando máscaras

Reprodução
Imagem: Reprodução

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

04/05/2020 16h48

A Globo orientou seus departamentos de Jornalismo e Esporte para que, a partir desta segunda-feira (4), os repórteres que entrem no ar da rua apareçam no ar usando máscaras para incentivar a população a usar. Um comunicado assinado pro Ali Kamel, diretor de Jornalismo da Globo, foi obtido pelo UOL Esporte.

Já a chefia esportiva, que hoje é um departamento a parte do Jornalismo, ainda está preparando orientações e deve emitir um comunicado ainda nesta segunda para os contratados. Segundo apurou o UOL Esporte, a medida foi tomada pela alta direção da Globo e ocorreu porque equipes de rua, de todos os setores, estavam sendo hostilizadas na rua por não estarem de máscaras durante passagens e entradas ao vivo.

Tanto a redação de Esporte, como o Jornalismo, apoiaram a medida da direção. Em seu comunicado para os comandados, Ali Kamel afirmou que a medida passa a valer hoje para o "Jornal Nacional" e para o "Jornal da Globo". Amanhã, valerá para todos os jornais de rede.

No Esporte, o UOL apurou que possíveis reportagens de rua também passam a ter repórteres com máscaras a partir desta terça-feira. O fato será possível de ver no bloco esportivo dos jornais locais, que está sendo comandado pelos apresentadores locais do "Globo Esporte".

Profissionais que estão em casa, de home office e apresentadores de estúdio são a exceção e não irão precisar aparecer no vídeo de máscaras.

Confira o comunicado para o Jornalismo da Globo, assinado por Ali Kamel, diretor responsável por esse departamento na emissora:

"Diante do agravamento da epidemia, e para dar o exemplo, estimulando o hábito na população, o uso de máscaras por repórteres em todos os vivos e em todas as passagens passa a ser obrigatório. Nossa prática anterior era segura, como atestam os infectologistas, mas o momento pede mais do que isso: é preciso usar nossa imagem como reforço no convencimento de milhões de pessoas. De agora em diante, os brasileiros verão nossos repórteres nos vivos e nas passagens com máscaras. E se sentirão ainda mais estimulados a usá-las. A máscara não será usada por apresentadores e repórteres em estúdio e por profissionais que estejam em home office porque estão em ambientes controlados. Em todas as outras circunstâncias, o uso da máscara é obrigatório. Conto com vocês.

Essa regra passa a valer hoje no JN e JG. Amanhã em todos os telejornais.

Ali Kamel"