Topo

Relator dá sinal verde, e Cade deverá aprovar fusão entre ESPN e Fox Sports

Divulgação/Fox Sports
Imagem: Divulgação/Fox Sports

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

30/04/2020 19h10

O Cade deverá aprovar na próxima quarta-feira (6) a fusão entre Disney e Fox no Brasil, e isto inclui a fusão entre ESPN Brasil e Fox Sports em território nacional. O relatório já foi fechado pelo relator do caso, o conselheiro Luis Henrique Bertolino Braido, que aprovou a questão. O seu voto é "condutor da decisão". Ou seja, o que Braido decidir, o plenário deverá seguir na reunião de quarta. O seu relatório foi obtido em primeira mão pelo UOL Esporte.

Nele, Bertolino Braido condiciona a aprovação ao chamado "Acordo em Controle de Concentrações". Com isso, a Disney terá que oferecer algumas garantias para os profissionais do Fox Sports e para sua estrutura nos próximos anos, como estabilidade de emprego e até continuidade do canal esportivo por algum tempo. O acordo ainda será discutido, assim que o plenário aprovar a questão.

Também no relatório, Bertolino Braido afirma que a Disney nunca se opôs a vender o Fox Sports em nenhuma hipótese, mas após reuniões com possíveis compradores, como a joint-venture Simba, a produtora espanhola Mediapro e o DAZN, ocorridas entre dezembro de 2019 e abril deste ano, não houve nenhuma empresa que cumprisse o que o Cade determinasse para a transação.

O relatório também cita a tentativa da RioMotorsports, empresa que cumpriu requisitos básicos para comprar o Fox Sports, mas pesou o fato de a Disney ter mostrado que nem mesmo ela tinha capacidade para adquirir o canal esportivo. O próprio relator admitiu que se empenhou pessoalmente para tentar achar um comprador, mas que nenhum agradou todas as partes envolvidas.

Cade sobre questão Disney-Fox Sports no Brasil - Reprodução - Reprodução
Trecho do voto de conselheiro Luis Henrique Bertolino Braido
Imagem: Reprodução

A discussão em plenário, como informou o UOL Esporte hoje, será na quarta. O relatório de Luis Henrique Bertolino Braido é favorável para a Disney, que sempre defendeu a fusão de ESPN Brasil e Fox Sports no Brasil, por defender que não havia monopólio como o Cade alegava. Advogados e o banco ING foram contratados pela Disney para explicar o ponto de vista e fazer lobby junto ao órgão.

Desde 2018, a fusão entre Disney e Fox está emperrada no Brasil. Inicialmente, o Cade determinou a venda do Fox Sports em fevereiro de 2019, mas, nove meses depois, sem sucesso com os interessados, o órgão manifestou que iria rever a fusão. O resultado dessa revisão, se o voto do relator for seguido, terá o final feliz que a empresa americana esperava.