Topo

Por que Silvio Luiz está sendo ignorado pela Band em reprises do futebol

Divulgação/Rete TV
Imagem: Divulgação/Rete TV

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju (SE)

28/04/2020 04h00Atualizada em 28/04/2020 10h48

Desde o início deste mês de abril, a Band tem reprisado partidas antigas nas tardes de domingo, na faixa "Você Torceu Aqui". Mas nos jogos até agora escolhidos, o experiente narrador Silvio Luiz vem sendo totalmente ignorado. O único que tinha comando original de Silvio —a final do Paulista de 1993— teve narração atualizada. Não é por acaso.

O nome do locutor é vetado pela direção geral da emissora paulista. A relação com o profissional se estremeceu em 2010 e ainda não teve reparação. O que levou, nesta terça (28), a uma mudança na programação prevista para o próximo domingo (3). O plano da Band era exibir a polêmica final do Campeonato Paulista de 1999, entre Corinthians e Palmeiras. O problema? Silvio Luiz atuou nessa transmissão como comentarista de arbitragem.

O plano inicial era editar a narração original, de modo que suas intervenções fossem retiradas em edição, conforme apurou o UOL Esporte. Ao perceber que seria difícil manter a íntegra do jogo sob essas condições, a opção foi pela troca na grade: o bicampeonato mundial do São Paulo em 1993, na decisão contra o Milan, foi selecionado.

De quando vem o racha? Em junho de 2010, o veterano reclamou publicamente, na internet, sobre uma cadeira quebrada num estúdio do BandSports. Acabou cortado da equipe que iria cobrir a Copa do Mundo na África do Sul —seria a décima de sua carreira. A relação, que já andava estremecida desde 2008, quando fora demitido do esporte da Band aberta, degringolou de vez.

Silvio Luiz virou "persona non grata" e, desde então, sequer é lembrado pelo Grupo Bandeirantes, mesmo como uma das figuras históricas da equipe de Luciano do Valle nos anos 1980 e 90.

Um exemplo disto é que a Band não usou um depoimento do narrador de 85 anos no falecimento de Luciano do Valle, em abril de 2014. Outro é que jogos que têm sua narração original só são exibidos com cortes ou uma narração em off atualizada.

Em uma entrevista para o UOL Esporte em 2017, Silvio Luiz confirmou a história: "Eu vi a cadeira quebrada no canto do estúdio, tirei a foto da cadeira quebrada e coloquei no Twitter. Foi a gota d'água. Dias depois, me falaram que eu estava fora da Copa, e eu pedi demissão. Mas nunca me falaram diretamente porque fui demitido, o Datena, que sempre foi defensor, que descobriu que foi por causa da foto no Twitter. A mágoa que eu tenho é essa, faltou direção e trato comigo".

Desde que saiu da Band, Silvio Luiz está na RedeTV!, onde comanda transmissões esportivas e fala sobre futebol em jornalísticos. Em 2014, o veterano foi convidado para fazer a décima Copa pelo Fox Sports, mas a participação foi vetada na ocasião pelo dono da RedeTV!, Amilcare Dallevo.