Topo

SporTV lidera com reprises, mas tem audiência abaixo de jogos inéditos

Seleção de 1982 foi destaque no Sportv - Acervo CBF/Divulgação
Seleção de 1982 foi destaque no Sportv Imagem: Acervo CBF/Divulgação

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

17/04/2020 04h00

Sem jogos ao vivo por causa da paralisação dos campeonatos de futebol em todo o Brasil na crise do coronavírus, o SporTV tem escalado partidas antigas da seleção brasileira em horário nobre, dentro da "Faixa Especial". Os resultados não são ruins, longe disso. Mas são abaixo do que marcam jogos da Série B do Brasileirão, por exemplo.

Segundo dados confirmados pelo SporTV ao UOL Esporte, na semana passada, a exibição da Copa do Mundo de 1982 conseguiu a liderança isolada entre os canais esportivos, dando mais que a soma de todos os concorrentes do canal, a ESPN Brasil, o Fox Sports e o BandSports.

Nas exibições das vitórias sobre a União Soviética, na terça-feira (7), e sobre a Argentina, na sexta-feira (10), por exemplo, a audiência foi superior à soma de todos os demais canais esportivos da TV por assinatura, além de serem as maiores audiências do SporTV na semana.

No entanto, a reportagem apurou que Brasil x Argentina na Copa de 1982 fechou com média de 0.8 ponto de audiência na Grande São Paulo. Esse índice é inferior ao que o SporTV costuma marcar com jogos da Série B na semana, sempre acima de 1 ponto de Ibope na principal região metropolitana do Brasil.

Com a pandemia do Covid-19 e sem competições esportivas, todos os canais esportivos estão com baixos números em relação ao normal. Em situação de competições acontecendo, o SporTV briga pela liderança geral na TV por assinatura, com Fox Sports e ESPN Brasil estando na lista dos quinze canais pagos mais vistos.

Neste momento de pausa, o SporTV até tem conseguido se manter entre os dez canais mais vistos da TV paga, mas longe do primeiro lugar que normalmente alcança. Já os concorrentes não estão fechando nem na lista dos vinte campeões de Ibope da TV paga.

As redações estão bem mais vazias e programas estão sendo feitos de casa, principalmente os debates. Na ESPN Brasil, é o caso do "BB Debate". No Fox Sports, "Fox Sports Rádio" e "Expediente Futebol" também estão sendo feitos remotamente. Já o SporTV também produz o "Seleção" e o "Redação" com integrantes entrando ao vivo pela internet.