Topo

Globo avalia exibir final de 1994 após sucesso de 2002 no domingo

O Brasil venceu a Itália nos pênaltis na decisão da Copa de 1994 - Antonio Gauderio/Folhapress
O Brasil venceu a Itália nos pênaltis na decisão da Copa de 1994 Imagem: Antonio Gauderio/Folhapress

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

16/04/2020 19h58

A Globo avalia reprisar a final da Copa do Mundo de 1994, entre Brasil e Itália, no próximo dia 26 deste mês de abril, no jogo que deu o tetracampeonato mundial para o futebol brasileiro. O anúncio deverá ser feito após o fim da reexibição da partida entre Brasil e Argentina, pela Copa das Confederações de 2005, no próximo domingo (19).

Segundo apurou o UOL Esporte, a emissora carioca decidiu retirar a votação popular para a partida, de olho na audiência que a partida pode representar. Houve uma grande celebração interna pela audiência da reprise do penta, que fechou com 21 pontos de Ibope em São Paulo.

O índice foi maior, por exemplo, do que alguns jogos do Campeonato Paulista deste ano e fez a Globo crescer em audiência em relação ao que vinha sendo alcançado nas últimas semanas antes do início das reprises. Apenas algumas questões burocráticas estão sendo finalizadas para o anúncio oficial ser feito.

A Globo tem fechado essas exibições em parceria com a FIfa, que libera mediante agradecimento nas transmissões e a exibição de vídeos com campanhas contra o Covid-19 com a imagem de jogadores. Os acordos também valem para o SporTV, que nesta semana, por exemplo, exibe a campanha do Brasil na Copa de 70.

A emissora carioca projeta exibir o tetra no mesmo esquema que fez no último domingo, no penta, e fará na Copa das Confederações no próximo fim de semana: pré e pós jogo com convidados falando da partida e narração original de Galvão Bueno, exibida na íntegra.

O tetracampeonato da seleção brasileira foi conquistado após 24 anos de jejum. Naquele ano, o protagonismo foi de Romário e o Brasil venceu a Copa do Mundo mesmo sendo massivamente criticado por parte dos torcedores e da imprensa, que não gostavam do estilo rústico e pouco talentoso do time.

A transmissão da final entre Brasil e Itália também ficou marcada por conta do clássico grito de "É tetra!" de Galvão Bueno quando Roberto Baggio perdeu o pênalti decisivo que deu o título para a seleção. O momento, com o advento da internet, virou ao longo dos tempos um grande meme nas redes sociais.