PUBLICIDADE
Topo

UOL Esporte vê TV

Globo e Konami fecham acordo de parceria para "bombar" PES no futebol

Reprodução
Imagem: Reprodução

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

09/04/2020 04h00

Nos próximos dias, o Grupo Globo e a Konami, gigante japonesa dos videogames, irão anunciar um acordo inédito de parceria de conteúdo, promoção e cobertura de e-sports relacionada ao principal jogo de futebol da empresa, o Pro Evolution Soccer, o famoso PES.

Segundo apurou o UOL Esporte, o acordo foi fechado pelas áreas de negócios e Esporte do grupo, com as negociações ocorrendo desde o segundo semestre do ano passado. A parceria prevê que, em transmissões de partidas de futebol, ações de divulgação do próximo jogo oficial de PES sejam feitas em partidas do Campeonato Brasileiro.

A Globo também fará uma cobertura extensa de campeonatos de e-sports nas suas plataformas, que envolvam jogos profissionais de PES. Esses campeonatos são promovidos pela própria desenvolvedora do jogo e já fazem um grande sucesso nas redes sociais já há alguns anos.

Em contrapartida, a Globo vai ceder imagens de partidas reais de seus campeonatos, que vão ajudar em publicidade do jogo nas redes sociais oficiais do PES e da Konami. A ideia das empresas é fazer 'bombar' em vendas e passar a ideia de que o PES é o "jogo oficial do Campeonato Brasileiro", fortalecendo a marca dos clubes como um todo.

Atualmente, a Konami tem contrato de exclusividade com alguns clubes brasileiros para o PES, como Palmeiras e Vasco. Além disso, a Série A e a Série B do Campeonato Brasileiro têm times totalmente licenciados para o jogo, diferentemente de seu maior concorrente no mercado, o FIFA, produzido pela EA Sports.

Dentro da Globo, o acordo foi celebrado justamente pelo fator de exposição da marca. As principais ligas do mundo, como a Premier League, têm acordo com empresas de videogames - no caso da Inglaterra, com a EA - para licenciar times em todo o mundo, fortalecendo a penetração da liga em outras regiões.

Para a emissora, isso pode ajudar a fortalecer ainda mais a realização de uma gestão profissional de marketing do futebol. Ainda não se tem uma previsão de quando acontecerá o anúncio oficial por partes das empresas, com mais detalhes sobre o acordo.

Pro players do Corinthians e Inter de Milão disputa amistoso no PES

UOL Esporte vê TV