Topo

Quem é o jogador de futsal que faz a cabeça de Prior e agitou craques?

Citado por Prior no BBB, Henry Hatakeyama já enfrentou o Barcelona de futsal quando atuava na Polônia - Arquivo pessoal
Citado por Prior no BBB, Henry Hatakeyama já enfrentou o Barcelona de futsal quando atuava na Polônia Imagem: Arquivo pessoal

Thiago Tassi

Colaboração para o UOL, em São Paulo

30/03/2020 04h00

As histórias de Felipe Prior com o futebol são assunto constante durante o confinamento do Big Brother Brasil. Na última quinta-feira (26), em conversa com Babu Santana, seu grande aliado no reality show, o arquiteto rasgou elogios a Henry "Japinha", a quem admira por "entortar" até mesmo o fixo Rodrigo Hardy, capitão do Sorocaba Futsal e da seleção brasileira.

"Dois moleques que participaram desse torneio [de habilidades realizado por Neymar] jogam comigo. O Henry Japinha também joga lá —e cê é louco, mano. O Japinha é aqui, nas duas [pernas]. No jogo contra o time do Falcão... Aquele Rodrigo da seleção, ele entorta o Rodrigo uma hora", disse o participante do BBB20.

Quem é, afinal, o jogador que faz a cabeça de Prior? Eles são amigos? Houve mesmo o lance em que ele desconcerta, como o integrante do BBB diz, um dos principais fixos do futsal brasileiro? O UOL Esporte conversou com o jogador para descobrir a relação entre eles.

Henry Hatakeyama, 31, fez carreira profissional no futsal até o ano passado, quando uma lesão grave no tornozelo o afastou das quadras e o motivou a voltar ao Brasil. Conhecido por Henry "Japa", o ala rodou por times de centros conhecidos do esporte, como Portugal (Desportivo das Aves e Rio Ave) e Rússia (Avtodore Smolensk), e polos alternativos na Europa, como Eslováquia (Wild Boys) e Polônia (Acana Orzel Laskowice), local em que cumpriu o último contrato profissional.

Atualmente dono de um canal de desafios de futebol no YouTube com mais dois amigos, que conta com patrocínio da Adidas, Henry acredita que tenha enfrentado Prior em campeonatos amadores de fut7 em São Paulo, e demonstrou surpresa por ter sido citado no BBB.

"Eu não esperava, estava assistindo TV quando recebi diversas mensagens do pessoal: 'Olha o Prior falando de você'", contou à reportagem o youtuber e publicitário, que assiste ao BBB e diz torcer por Prior e Babu antes mesmo de ser assunto da dupla.

Desde que recebeu o elogio, a repercussão rendeu interação com craques do futsal, como Falcão e o próprio Rodrigo —além de cerca de cinco mil novos seguidores no Instagram, até o momento.

Entre as mensagens recebidas nas redes sociais, Henry revelou que foi procurado pelo irmão de Prior, Fabio, e já há planos para um encontro quando o arquiteto deixar a casa do reality da Globo.

"Que moral, hein, craque. Conhecendo meu irmão, ele fala direto de você, mas não acho que é porque te ama, não, viu? É canseira de correr atrás de você (risos). Acho que você foi o mais difícil e mais chato que ele já marcou, por isso fala de você toda hora. Tamo junto (sic) e vamos armar esses vídeos aí quando ele sair. Tirando a zoeira, meu irmão gosta mesmo de você e fala direto, quando o assunto é futebol", escreveu Fabio Prior a Henry.

Henry Hatakeyama (de laranja) é jogador de futsal e fut7 - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal

A resposta do youtuber foi positiva e a intenção é organizar um desafio no canal, alternativa encontrada na metade de 2019 para se manter ligado ao futebol mesmo com a lesão crônica no tornozelo.

Resta esperar, desta forma, pelo momento em que o 'fã' deixará o BBB. "Com certeza [vai ter um encontro], assim que ele sair vamos marcar. O vídeo dele falando tem mais de 500 comentários do pessoal."

Lance com capitão da seleção existiu mesmo?

Henry Japa enfrentou o capitão da seleção brasileira de futsal na final dos Jogos Regionais 2017, entre Sorocaba e Itararé. Não há, no entanto, registro do lance citado por Prior. O ala até brincou que as principais vítimas daquele dia foram Pixote e Leandro Lino, e não Rodrigo. "É até engraçado, porque com o Rodrigo não tive muitos lances. Tem muito vídeo com o Pixote, o Lino. O único lance que tenho desse jogo [com ele] é o que Rodrigo postou. Ele dá uma bicuda na bola e eu caio", comenta (veja, abaixo, a partir dos 13 segundos).

Futebol, futsal e fut7: Henry tem trajetória parecida a de Prior

Henry Hatakeyama já jogou de tudo: futebol, futsal e até mesmo fut7. Apesar de ter carreira profissional de maior destaque no esporte de quadra, sua preferência, rodou por times de futebol de Santos, do Japão e tem história semelhante a do participante do BBB. Assim como Prior, ele participa de campeonatos amadores de fut7 em São Paulo e financiou parte da graduação, em Publicidade e Propaganda, com bolsa de estudos para jogar em torneios universitários.

O estilo de jogo, por outro lado, é a grande diferença entre eles, já que Prior é zagueiro e volante e Henry atua na frente. "Falaram que ele bate muito [risos]. Tanto que em um campeonato de fut7 tem as estatísticas dos jogadores, e ele tem bem mais cartão amarelo que gols", brincou.