Topo

Tóquio 2020: organizadores estão se preparando para adiamento por pandemia

7.set.2013 - O presidente do COI, Jacques Rogge, discursa no anúncio da sede das Olimpíadas de 2020 - Ian Walton/Getty Images
7.set.2013 - O presidente do COI, Jacques Rogge, discursa no anúncio da sede das Olimpíadas de 2020 Imagem: Ian Walton/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

22/03/2020 09h10

Resumo da notícia

  • Fontes da organização de Tóquio 2020 disseram que há plano para adiamento
  • Posição oficial do governo japonês e do COI é que Olimpíadas seguem marcadas para julho
  • Comitês nacionais e atletas fazem pressão por prorrogação dos jogos em meio a pandemia de coronavírus

Os organizadores das olimpíadas de Tóquio estão começando a se preparar para um possível adiamento frente à pandemia do coronavírus. A informação é da agência de notícias Reuters, que falou sob condição de anonimato com duas fontes próximas à organização do evento.

"Finalmente nos deram o sinal verde para fazer uma simulação do que aconteceria se adiássemos os jogos", comentou uma das fontes. A posição oficial do governo japonês e do COI (Comitê Olímpico Internacional) é que o adiamento ainda não está em consideração, e as competições seguem planejadas para julho.

A pressão pela prorrogação das Olimpíadas vem aumentando, no entanto, vinda dos próprios atletas e de comitês olímpicos locais dos países participantes — incluindo o órgão brasileiro.

O COB divulgou nota ontem defendendo o adiamento, citando que atletas não conseguirão "manter seu melhor nível competitivo" em meio a uma pandemia que cancelou treinos e competições esportivas.