Topo

Com Tóquio-20 prevista, atletas treinam até 'bananeira' na escada de casa

Karla Torralba

Do UOL, em São Paulo

22/03/2020 04h00

Com a decisão do Comitê Olímpico Internacional (COI) de manter a previsão de início dos Jogos Olímpicos de Tóquio para julho mesmo em meio à pandemia de coronavírus pelo mundo, os atletas classificados ou que buscam uma vaga para a Olimpíada não podem deixar de treinar mesmo respeitando a orientação de ficar em casa para conter o avanço da doença. Quem ainda tem alguma opção de fazer algo em casa, coloca a criatividade à prova. Os brasileiros usam a sala de casa como centro de treinamento e para quem tem escada, por que não subir plantando bananeira?

O medalhista olímpico e campeão mundial da ginástica artística Arthur Nory mostrou como trabalhar equilíbrio e força de uma só vez subindo a escada de casa de uma forma que só quem treina bastante consegue: plantando bananeira. O ginasta tem postado diariamente nas redes sociais a sua rotina de treinamentos no período de quarentena.

Flávia Saraiva - ginástica artística

Classificada para a Olimpíada, a também ginasta Flávia Saraiva mostrou que é capaz de fazer bonito em qualquer cantinho de casa. A exemplo do amigo de modalidade, Flavinha põe o pé pra cima no quarto e exercita da força em todos os músculos, o que é essencial para qualquer atleta de alto rendimento.

Nathalie Moellhausen - esgrima

A campeã de esgrima Nathalie Moellhausen está em Paris, na França, trancada em casa, como determinou o governo francês. Assim, o treino é em todos os cômodos e nem a janela escapa. A sala de casa ganhou decoração especial para organizar o equipamento da esgrimista. Na janela, ela faz o treinamento de força e equilíbrio usando uma bola.

Rosane Reis - levantamento de peso

Rosane Reis, do levantamento de peso, levou todo o arsenal de treinamentos para casa e montou tudo num lugar reservado da residência. Quem disse que não vai ter levantamento de peso na quarentena?

Sarah Menezes - judô

Mas e o judô? Como é possível lutar sozinha? Sonhando em conseguir uma vaga para a Olimpíada, Sarah Menezes não pode perder um minuto em busca de Tóquio-2020. A judoca improvisou elásticos na sala de casa para não perder a forma. Tudo com uma plateia bem especial, o cachorrinho dela.

Beatriz Neres - triatlo

A triatleta Beatriz Neres é outra que tem usado a sala de casa como local de treinamento. E ela ainda tem uma companhia especial para o tempo de isolamento. A filha Bella "faz" flexões com a mamãe.

Caio Souza - ginástica artística

Força é importante, mas manter o condicionamento também. Por isso, o ginasta Caio Souza mostra que mesmo sem dar aquela corrida na esteira ou no parque, dá para manter o fôlego em dia.

Jaque - vôlei

Aposentada da seleção brasileira de vôlei, a Jaque também dá uma dica para se manter ativo nesse período, no qual é necessário ficar em casa. Só é preciso muito cuidado para não escorregar. Quem se arrisca?