Topo

André Rizek recusa ações comerciais e vira exceção no Esporte da Globo

André Rizek durante o programa "Seleção SporTV" - Reprodução/SporTV
André Rizek durante o programa "Seleção SporTV" Imagem: Reprodução/SporTV

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

19/03/2020 04h00

Apresentador do programa Seleção SporTV, o jornalista André Rizek virou uma espécie de "último dos moicanos" no departamento de Esporte da Globo. Rizek é o único entre os grandes nomes da emissora que não aceita fazer qualquer tipo de ação comercial ou propaganda.

Segundo apurou o UOL Esporte, o jornalista paulista recebeu propostas no fim do ano passado e no início de 2020 para realizar ações dentro de sua atração. No entanto, manteve a sua postura de recusar qualquer proposta nesse sentido por uma ideia que tem sobre a profissão de jornalista.

Para o apresentador, fazer ações desse sentido é incompatível com o trabalho diário que realiza no jornalismo, em que precisa de isenção completa para criticar entidades e clubes de futebol. Na visão dele, conforme apuração da reportagem, ser garoto-propaganda de alguma marca prejudica essa imparcialidade de alguma forma.

A decisão de Rizek já foi passada para a diretoria do Esporte da Globo, que entende e respeita. Inclusive, desde as duas primeiras recusas, qualquer marca que queira fazer ações no Seleção SporTV será avisada dessa posição do apresentador imediatamente.

André Rizek é um dos únicos do Esporte da emissora que não querem adicionar comerciais a sua atuação. Outros nomes, como Bárbara Coelho, Felipe Andreoli e Lucas Strabko, o Cartolouco, já fizeram ações de propaganda de parceiros da Globo, veiculados nos intervalos da emissora.

Cartolouco, inclusive, já fez ações até em transmissões de futebol. Além dos apresentadores, os narradores Galvão Bueno, Luís Roberto, Cléber Machado, entre outros, também fazem comerciais ao citar o nome das marcas que patrocinam as transmissões da Globo antes das partidas começarem.

Hoje, fazer uma ação comercial é algo desejado por quem faz parte do departamento esportivo da Globo. Primeiro, porque é um acréscimo importante nos vencimentos. Segundo, porque representar uma marca, na visão da maioria desses profissionais, é importante para reconhecimento junto ao público.