Topo

Repórteres do Esporte da Globo passam a cobrir pandemia: 'frio na barriga'

O repórter André Gallindo, da TV Globo, reforça cobertura da pandemia do novo coronavírus: "Missão é informar" - Reprodução
O repórter André Gallindo, da TV Globo, reforça cobertura da pandemia do novo coronavírus: "Missão é informar" Imagem: Reprodução

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju (SE)

18/03/2020 13h17

Conforme o UOL Esporte antecipou nesta terça (17), a Globo remanejou alguns membros de seu departamento de Esporte para reforçar o jornalismo da emissora. Alguns desses nomes já começaram a trabalhar e podem ser vistos em alguns dos telejornais da Globo e na Globo News, canal de notícias da Globo.

A reportagem apurou que pelo menos nove repórteres já foram transferidos. Anselmo Caparica e Renato Peters, figuras frequentes no Globo Esporte SP, já estão dando expediente no jornalismo geral. Caparica, inclusive, já participa ao vivo desde ontem do SP1, apresentado por César Tralli.

Além deles, Lívia Laranjeira e Filipe Cury, também do departamento esportivo da Globo em São Paulo, foram deslocados para a Globo News pcom entradas ao vivo na grade do canal pago de notícias.

Em outras capitais, o mesmo expediente. No Rio, André Gallindo e Eudes Júnior, que cobrem o dia a dia do futebol carioca, passaram a atender o jornalismo pelo RJ1, apresentado por Mariana Gross.

Já em Belo Horizonte, a Globo passou a ter Rodrigo Franco, setorista do Cruzeiro, como auxiliar nas coberturas do avanço do novo coronavírus. Por fim, no Recife, Nathália Dielú, principal repórter esportiva da Globo local, está fazendo entradas tanto para o jornal regional como para a Globo News.

"Frio na barriga"

A saída da zona de conforto fez alguns jornalistas falarem sobre a mudança nas redes sociais. Foi o caso de Anselmo Caparica, que em dez anos de cobertura esportiva, jamais havia entrado no ar para falar sobre qualquer outro assunto que não fosse Esporte.

André Gallindo já havia feito algumas reportagens para outras editorias quando ainda morava no Recife, mas, desde que foi transferido para o Rio de Janeiro pela Globo, foi a primeira vez. O jornalista ressaltou a parceria que teve com os apresentadores do RJ1.

Por fim, Lívia Laranjeira também relatou sua transferência para a Globo News com felicidade: "A partir de hoje, vocês me acompanham temporariamente na Globo News, reforçando a cobertura sobre o novo coronavírus. #nuncadesliga".

Segundo apurou a reportagem, mais nomes podem ser transferidos nos próximos dias. A previsão inicial da Globo é que 40 profissionais esportivos fossem deslocados para a cobertura da pandemia, mas uma explosão de casos pode aumentar a demanda por mais jornalistas esportivos pela Globo.