Topo

Record suspende único programa esportivo e prioriza cobertura de pandemia

Mylena Ciribelli apresenta o "Esporte Fantástico", na Record - Antônio Chahestian/Divulgação/Record TV
Mylena Ciribelli apresenta o "Esporte Fantástico", na Record Imagem: Antônio Chahestian/Divulgação/Record TV

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

18/03/2020 19h34

A Record decidiu suspender nesta quarta (18) a exibição do seu único programa esportivo, o Esporte Fantástico, exibido nas manhãs de sábado das 10h15 às 12h. A decisão da emissora paulista se deve ao aumento da pandemia do Covid-19, o novo Coronavírus, e a suspensão de eventos esportivos.

A informação foi confirmada pela Record ao UOL Esporte. No lugar, a emissora irá aumentar o tempo de exibição do jornalístico Fala Brasil. A partir de sábado, a atração passa a ir ao ar das 7h às 12h, com cinco horas de duração, para falar das repercussões sobre a pandemia em todo o Brasil.

A princípio, a suspensão do programa apresentado por Mylena Ciribelli e Lucas Pereira, ambos ex-Globo, segundo afirmou a Record, será apenas para o próximo fim de semana. No entanto, a reportagem apurou que a atração está suspensa por tempo indeterminado enquanto a crise do Covid-19 não terminar.

Dois fatores pesaram para a suspensão da atração, além do Covid-19. Mylena Ciribelli mora no Rio de Janeiro, e a emissora determinou que seus contratados não façam viagens. Outro ponto é o repórter Roberto Thomé, um dos principais esportivos da Record.

Com mais de 60 anos de idade, Thomé faz parte do grupo de risco do Covid-19. Ele está afastado do trabalho durante a pandemia, também voltando ao dia a dia assim que tudo se acalmar. Enquanto o programa não retorna, a Record está transferindo profissionais do programa esportivo para auxiliar o jornalismo geral na cobertura.

O Esporte Fantástico está no ar desde 2009 e foi exibido inicialmente nas manhãs de domingo, sem sucesso. Depois, passou para os sábados à tarde, e posteriormente foi transferido para as manhãs do mesmo dia. É a única atração regular esportiva da Record e marca média de 4 a 5 pontos de Ibope na Grande São Paulo.

Vale lembrar que a Record tem poucos eventos esportivos em seu portfólio. Entre eles estão os próximos Jogos Pan-Americanos, previstos para ocorrerem em Santiago, capital do Chile, em 2023. Anteriormente, a emissora chegou a transmitir os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, com exclusividade na TV aberta.