Topo

Jornalismo e jogos antigos: o que as TVs irão fazer sem eventos cancelados

iStock
Imagem: iStock

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

14/03/2020 04h00

Com o cancelamento de grande parte das competições esportivas no mundo por conta do avanço da Covid-19, as emissoras de televisão no Brasil estão aos poucos tomando decisões do que colocar no ar em dias previstos para transmissões de futebol, por exemplo. O primeiro impacto disto já será sentido a partir deste sábado (14).

Cada emissora sofreu um pouco com isso, mas quem mais vai sentir o baque serão as emissoras esportivas pagas e as plataformas de streaming, que dependem desses eventos ao vivo para atrair mais assinantes e audiência, e consequentemente mais dinheiro.

Até mesmo a Globo, conhecida por seu planejamento, tem avaliado as mudanças com cautela. Por cada emissora e empresa que exibe eventos ao vivo, o UOL Esporte vai mostrar o que apurou e o que cada uma planeja até aqui para exibir no lugar de seus eventos.

Globo: filmes e programação normal

O cancelamento dos jogos da Libertadores da América pelas próximas semanas vai cancelar as exibições do futebol nas noites de quarta. Em seu lugar, a Globo projeta exibir filmes e uma edição esticada do Big Brother Brasil 20, que tem boa audiência logo após a novela Amor de Mãe.

A emissora carioca monitora os campeonatos nacionais, que são de responsabilidade da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), mas internamente, a Globo entende que os campeonatos estaduais já deveriam ser adiados. Caso façam isso, filmes serão mostrados nas tardes de domingo.

Procurada oficialmente, a emissora não se pronunciou até o fechamento.

SporTV: mais jornalismo e noticiário sobre coronavírus no esporte

Já o canal esportivo do Grupo Globo não sofre tantos os efeitos dos cancelamentos de eventos, porque o grosso dos campeonatos transmitidos pelo SporTV são nacionais, e até agora grande parte está mantido. Inclusive, neste fim de semana, jogos do Campeonato Paulista e Carioca vão ser exibidos.

Mesmo assim, o canal pago vai investir em mais noticiários e informações sobre o avanço do Covid-19. A grade de programação não será alterada, segundo apurou a reportagem.

ESPN Brasil: sem ligas, SportsCenter ganha mais espaço

A ESPN Brasil tenha sido uma das mais afetadas pelos cancelamentos. Dois de seus torneios mais importantes, como a Premier League e a La Liga não terão jogos pelas próxima semanas.

No lugar, o SportsCenter ganhará mais espaço e vai atualizar as informações sobre o Covid-19 no Esporte. Em comunicado, a emissora confirmou as informações e admitiu que está fazendo toda uma readequação de programação.

"Devido aos impactos do coronavírus nos eventos esportivos em todo o mundo, com adiamentos das mais diversas ligas e campeonatos, a ESPN trabalha em atualizações na grade de programação em seus quatro canais no Brasil. Buscando manter a relevância e credibilidade pela qual é reconhecida, a emissora neste momento ampliará o número de horas ao vivo das atrações jornalísticas para eventos que não serão realizados. Internamente todas as providências estão sendo tomadas para garantir a saúde, segurança e o bem-estar de todos que trabalham na empresa", afirma o comunicado do canal enviado ao UOL Esporte.

Fox Sports: reprises e Copa do Nordeste

De campeonato europeus, o Fox Sports transmite a UEFA Europa League e o Campeonato Alemão. Por ora, apenas o primeiro está cancelado e o segundo terá portões fechados para a torcida nesse fim de semana.

Além disso, o Fox Sports também conta com a Copa do Nordeste, que tem rodada no fim de semana. Mais para frente, a emissora esportiva vai manter apenas sua programação normal, mas com informações sobre o Covid-19 no Esporte.

BandSports: reprises de jogos podem acontecer

Canal esportivo da Band, o BandSports está preocupada com o avanço do Coronavírus que pode cancelar os Jogos Olímpicos de Tóquio, em julho. Mas de modo prático, o canal perdeu os eventos de tênis da ATP, que ocupam horas da programação.

Segundo apurou a reportagem, a direção do canal esportivo vai aumentar o noticiário e estuda até mesmo apelar para o rico arquivo de jogos de futebol antigos e pode reprisar antigos campeonatos e clássicos brasileiros.

DAZN: plataforma está preocupada e vai reforçar conteúdos originais

Principal plataforma de streaming esportivo do país, o DAZN olha com preocupação os cancelamentos dos eventos que transmite, já que depende praticamente deles para angariar novos assinantes. Mas também entende a situação emergencial.

Dos eventos de seu catálogo, apenas o Campeonato Paranaense e o NBB (Novo Basquete Brasil) continuam e irão ser exibidos nos próximos dias. Para rechear a programação, a reportagem apurou que a plataforma vai reforçar os conteúdos "on demand", como programas especiais, produções originais, entre outros.