Topo

Libertadores - 2020

Conmebol ouve parceiros e TVs para tomar atitudes contra coronavírus

Antony domina bola à frente de Rodríguez, da LDU, durante jogo do São Paulo na Libertadores - Bruno Ulivieri/AGIF
Antony domina bola à frente de Rodríguez, da LDU, durante jogo do São Paulo na Libertadores Imagem: Bruno Ulivieri/AGIF

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

12/03/2020 14h58

Depois de solicitar à Fifa o adiamento das rodadas iniciais das Eliminatórias da América do Sul para a Copa do Mundo de 2022 por conta da pandemia do Covid-19, o novo Coronavírus, a Conmebol começa a pensar em atitudes práticas para os torneios de clubes, principalmente a Copa Libertadores da América, que tem a terceira rodada da fase de grupos prevista para a próxima semana.

Segundo apurou o UOL Esporte, a entidade máxima do futebol sul-americano consulta emissoras que adquiriram os direitos de transmissão da Libertadores e da Copa Sul-Americana, além de seus parceiros comerciais, para saber o que pensam sobre um possível adiamento ou até suspensão de jogos das próximas rodadas.

Todos os patrocinadores oficiais foram consultados. TVs, como o próprio Grupo Globo, que exibe a Libertadores no Brasil, além da Disney, que já comanda os canais Fox em alguns países da América Latina, e o DAZN, que tem direitos da Copa Sul-Americana, foram algumas das empresas que também receberam mensagens da Conmebol.

Nem todas responderam aos contatos ainda, mas executivos da Disney e da Globo, além de dois patrocinadores oficiais da Libertadores, foram unanimes: defendem o adiamento da competição e colocam a saúde da população e dos jogadores em primeiro lugar. A entidade ficou de avaliar a questão internamente.

A Conmebol teve a preocupação de consultar parceiros sobre a possível medida, para que um possível adiamento não afetasse os compromissos comerciais de todos eles. A entidade sabe que tanto a Libertadores quanto a Sul-Americana são financeiramente importantes para todos e uma importante fonte de receita.

Por medidas governamentais, jogos da Libertadores já irão ocorrer sem torcida. É o caso de Racing (ARG) x Alianza Lima (PER), marcado para hoje (12), a partir das 21h. O próprio clube argentino confirmou a informação, alegando adotar protocolos ordenados pelo local.

O Coronavírus já atingiu praticamente toda a América do Sul. No Brasil, até o fechamento desta reportagem, eram 60 casos confirmados e 930 casos suspeitos segundo o Ministério da Saúde.

Na Argentina, são 19 casos confirmados e uma morte provocada pela nova pandemia mundial. Trata-se de um homem, de 64 anos, que havia voltado de uma viagem que fez na França.

Band: Pandemia de coronavírus impacta esporte mundial

Jogo Aberto