Topo

Brasileira entra no Guinness Book no Dia da Mulher por recorde da natação

Etiene Medeiros e o certificado do Guinness World Records pelo recorde mundial dos 50m em piscina curta de natação - Igo Bione/Divulgação
Etiene Medeiros e o certificado do Guinness World Records pelo recorde mundial dos 50m em piscina curta de natação Imagem: Igo Bione/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

08/03/2020 04h00

Foram cinco anos de espera, mas neste domingo, data em que se comemora o Dia Internacional das Mulheres, Etiene Medeiros entrou no Guinness World Records. A pernambucana de 28 anos recebeu o certificado oficial do "Livro dos Recordes" por seu próprio recorde mundial: ela é a mais rápida da história dos 50 metros de costas em piscina curta.

O feito foi obtido no Mundial de Doha, no Qatar, em 7 de dezembro de 2014, quando ela conquistou a medalha de ouro dos 50m costas em 25s67 —foi a primeira de ouro medalha feminina da história da natação brasileira. "Muito feliz em receber este certificado. Para mim, representa reconhecimento para as mulheres, para a natação feminina brasileira, para meu técnico, o Fernando Vanzella, com quem estou junto há oito anos. Fico muito grata. O Vanzella estava lá comigo e também os demais técnicos que passaram pela minha carreira. É um sentimento muito bom".

"Conhecer a Etiene pessoalmente e apresentar o certificado oficial a ela foi realmente inspirador. Etiene pratica natação desde os quatro anos e depois de 19 anos dedicados à natação conquistou um recorde mundial. Ela é um exemplo do que pode acontecer quando diligentemente seguimos a nossa paixão. Nós estamos felizes em poder confirmar que todos os esforços dela são Officially Amazing", comentou Raquel Assis, a Adjudicadora Oficial do Guinness World Records.