Topo

Everaldo Marques chega à Globo após trilhar caminho "alternativo" na ESPN

Everaldo Marques, apresentador da ESPN, nos estúdios da emissora em São Paulo - Leo Martins/UOL
Everaldo Marques, apresentador da ESPN, nos estúdios da emissora em São Paulo Imagem: Leo Martins/UOL

Brunno Carvalho e José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo

04/02/2020 04h00

Prestes a se mudar para o Grupo Globo, Everaldo Marques deixa a ESPN após se transformar na principal voz do canal nas transmissões dos chamados "esportes americanos": NBA e NFL. A marca é a consolidação de uma estratégia traçada por Everaldo quando ele ainda tentava se firmar na profissão de narrador.

Em outubro de 2005, Everaldo chegou a uma ESPN recheada de narradores de futebol. Para conseguir espaço, ele começou na emissora disposto a mostrar que poderia ser versátil.

"Quando eu vim conversar com o Trajano [José, então diretor da ESPN], eu disse para ele: 'olha, obviamente eu só narrei futebol e vôlei na vida, mas eu me acho capaz de narrar qualquer coisa, porque eu assisto tudo. Então pode contar comigo, eu vim para cá para ser versátil, ser o que precisar'", relembrou, recentemente, em entrevista ao UOL Esporte.

"Era um jeito de eu ganhar espaço no canal. Se eu quisesse ser narrador só de futebol, ia esperar muito tempo na fila. Tinha sete, oito narradores aqui [na ESPN] quando eu cheguei", explicou.

Durante o período em que ficou na ESPN, Everaldo Marques narrou finais de NBA, NFL e os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. A liga americana de basquete e as próprias Olimpíadas, agora, fazem parte do menu do braço esportivo da Globo.