Topo

COI diz que monitora situação do coronavírus por segurança em Tóquio-2020

Anéis Olímpicos em Tóquio - Alessandro Di Ciommo/NurPhoto via Getty Images
Anéis Olímpicos em Tóquio Imagem: Alessandro Di Ciommo/NurPhoto via Getty Images

Beatriz Cesarini

Do UOL, em São Paulo

28/01/2020 11h30

Resumo da notícia

  • Ministério da Saúde do Japão confirmou um caso de coronavírus em homem que não visitou a China
  • Comitê Olímpico Internacional declarou que está monitorando a situação da doença
  • Coronavírus força mudança de Pré-Olímpico de futebol feminino da China
  • OMS está debatendo a necessidade de uma evacuação de estrangeiros da China

Na manhã de hoje, o Ministério da Saúde do Japão confirmou um caso de coronavírus em homem que não visitou a China. Tal situação liga um sinal de alerta para os Jogos Olímpicos de 2020, que serão sediados em Tóquio a partir de 24 de julho. Visando a segurança do evento, o Comitê Olímpico Internacional declarou que está monitorando a situação da doença com todos os órgãos responsáveis.

"Medidas contra doenças infecciosas são uma parte importante dos planos de Tóquio 2020 para sediar os Jogos de maneira segura e protegida. O Comitê Organizador Tóquio-2020 continuará colaborando com todas as organizações relevantes que monitoram cuidadosamente qualquer incidência de doenças infecciosas e revisará quaisquer contramedidas que possam ser necessárias com todas as entidades", declarou um porta-voz do COI em comunicado enviado ao UOL Esporte.

"Além disso, o COI está em contato com a Organização Mundial da Saúde, bem como com seus próprios médicos especialistas", finalizou o COI na nota oficial.

Segundo as autoridades do Japão, o homem infectado é motorista de um ônibus de turismo. Ele tem 60 anos de idade e foi na cidade de Nara que teve contato com visitantes de Wuhan (epicentro do coronavírus) entre os dias 8 e 16 de janeiro.

Alguns eventos que antecedem as Olimpíadas já são afetados pelo coronavírus. É o caso do pré-Olímpico de futebol feminino, que aconteceria entre os dias 3 e 9 de fevereiro em Wuhan, na China, e agora será sediado por Sydney, na Austrália.

De acordo com reportagem da coluna do jornalista Jamil Chade no UOL, a Organização Mundial da Saúde (OMS) está debatendo a necessidade de uma evacuação de estrangeiros da China. Mas pede que governos não "exagerem na reação" diante do vírus.

Até agora, Pequim registrou 106 mortos e 4,4 mil casos confirmados. De acordo com a OMS, a taxa de moralidade é baixa. "Mas ainda estamos no período de incubação do vírus, que pode chegar a 14 dias, e veremos mais casos", constatou um porta-voz da OMS, Christian Lindmeier. Hoje, 13 países já detectaram casos.

Segundo a OMS, o surto representa uma emergência na China. Mas não haveria ainda uma ampla transmissão entre pessoas fora do país asiático, o que seria o critério para justificar uma emergência global.

Os Jogos Olímpicos de Tóquio acontecem entre os dias 24 de julho e 9 de agosto. A maior competição esportiva do mundo contará com a participação de 206 países.