Topo

NBA reverencia Kobe em rodada marcada por homenagens e tristeza

Homenagem no Madison Square Garden em New York Knicks x Brooklyn Nets  - Elsa/Getty Images/AFP
Homenagem no Madison Square Garden em New York Knicks x Brooklyn Nets Imagem: Elsa/Getty Images/AFP

Do UOL, em São Paulo

27/01/2020 08h47

Em uma das rodadas mais tristes de sua história, a NBA viu jogadores, treinadores e torcedores reunindo forças para prestar homenagens a um de seus maiores ídolos, Kobe Bryant, que morreu ontem em um acidente de helicóptero.

Os jogos da rodada ficaram marcados por um tributo singelo, com os times deixando correr os 24 primeiros segundos de posse de bola para o aplauso da torcida. Era uma referência ao número da camisa que Kobe se eternizou no Los Angeles Lakers.

A homenagem foi vista em Spurs x Raptors, Clippers x Magic, Pelicans x Celtics, Knicks x Nets e Grizzlies x Suns. Em alguns destes jogos as duas equipes deixaram correr os primeiros 24 segundos de posse, em outros uma delas esperou oito segundos na própria quadra para devolver a posse como violação de tempo. O ex-jogador também usou a camisa 8 durante a sua carreira.

Para alguns jogadores, estes momentos foram ainda mais duros pela relação mais próxima que tiveram com Kobe ao longo da vida. O veterano Tyson Chandler, por exemplo, chorou no banco de reservas do Houston Rockets na partida diante do Denver Nuggets. Neste jogo, todas as luzes foram desligadas por um minuto em sua homenagem.

O Los Angeles Lakers, franquia na qual Kobe construiu a sua história, só entra em quadra na próxima quarta-feira, quando são esperadas mais homenagens. Ontem, milhares de fãs foram até a entrada do ginásio Staples Center para prestar homenagens ao ídolo.

Flores, velas e outros objetos foram depositados nos arredores do ginásio em Los Angeles. Às 8h24 (da noite, local), os fãs fizeram um minuto de silencia, em referência aos números de camisa usados pelo jogador.

Do lado de dentro do Staples Center, a entrega do Grammy também ficou marcada por homenagens a Kobe. No início do evento, Lizzo e Alicia Keys dedicaram suas apresentações ao ex-jogador.

"Todos estamos sentindo uma grande tristeza, porque mais cedo Los Angeles, Estados Unidos e o mundo inteiro perderam um herói", disse Keys. "E estamos aqui, com o coração partido, na casa em que Kobe Bryant construiu. Sei que Kobe amava música e esta celebração acontece em sua homenagem", disse Alicia.

Nas redes sociais

As homenagens a Kobe Bryant se estenderam pela madrugada nas redes sociais. Stpehen Curry, por exemplo, escreveu uma mensagem.

"Muitas perguntas agora. Nossa fé está sendo testada... mas tudo o que posso dizer é obrigado. Que você e Gianna fiquem tranquilos!"